Cibele Chacon
Da Redação
Em Itaúna do Sul, dois candidatos disputam a prefeitura com propostas focadas em diferentes aspectos da gestão municipal. Gilson Construtor, do Progressistas (PP), é o atual prefeito e busca a reeleição. Seu vice na coligação “Itaúna Não Pode Parar” é Gustavo da Marmoraria (PSD). Já o Professor Leandro, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), concorre ao cargo com Chico Leite como vice. O município, que conta com 41 candidatos a vereador, incluindo 15 mulheres, se prepara para escolher entre os postulantes à prefeitura e aos cargos legislativos.
Atual prefeito, destaca os desafios que enfrentou durante seu mandato. Nascido em Diamante do Norte e com formação em ensino médio completo, ele afirma que encontrou a prefeitura com um fundo previdenciário com dívidas na casa dos milhões de reais. “Quando a gente assumiu, a gente pensava uma coisa e encontrou desafios que nem imaginava. Um dos maiores foi o fundo previdenciário com mais de 8 milhões em dívida e a gente teve que trabalhar muito para parcelar e pagar essa dívida. A gente vem pagando”, explica.
O candidato menciona o pagamento de precatórias antigas e débitos com a Sanepar como desafios superados durante seu mandato. Ele pretende continuar trabalhando para melhorar a situação do município e avançar com novos projetos. “A gente conseguiu colocar a prefeitura em ordem e conseguimos vários recursos com deputados parceiros. Estamos fazendo bastante coisas e queremos para o futuro continuar sempre tentando fazer o melhor para o município. Tem vários projetos para cada vez melhorar mais”, diz.
Professor Leandro apresenta um plano de governo focado no respeito e valorização do funcionalismo público. Natural de Nova Londrina e com ensino superior completo, ele acredita que a qualidade do atendimento à população depende do reconhecimento do trabalho dos servidores. “Será um governo onde todos serão tratados com respeito, afinal o prefeito é eleito para servir a população administrando o município em busca de melhorias para a população”, afirma em seu plano de governo.
O candidato pretende valorizar o funcionalismo público para aprimorar o atendimento e, consequentemente, a gestão do município. “Lembrando sempre que o bom trabalho do servidor público irá refletir no trabalho do gestor”, diz no texto. No plano de governo, Professor Leandro acrescenta, ainda, que “A saúde em nossa gestão sempre será tratada como prioridade buscando sempre o melhor atendimento à população”.