REINALDO SILVA
Da Redação
Secretários municipais de saúde, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de todo o Noroeste do Paraná participam, nesta quinta-feira (2), de uma capacitação promovida pela 14ª Regional de Saúde de Paranavaí no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca, a partir das 8h.
Com a abordagem “Caminhos integrados: ACS e ACE em movimento”, o objetivo é mostrar que no contexto das atribuições de cada grupo, há atividades consideradas típicas, mas não excludentes. Significa que mesmo que uma tarefa não esteja no rol de atribuições, a identificação e o relato do problema permitem tomar providências de forma rápida e efetiva.
À medida que avança a integração entre Vigilância em Saúde de Atenção Primária em Saúde, os serviços prestados pelos agentes de saúde tendem a se tornar cada vez mais interligados, o que favorece a troca de saberes e a complementaridade das ações.
Técnica da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Maria da Penha Francisco explica que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde sistematizaram a integração por meio de documentos, portarias e normas, de modo a proporcionar cobertura cada vez maior da comunidade e aprimoramentos dos serviços.
Estão à frente da organização as profissionais Elisângela Vandresen Gonçalves, da Vigilância em Saúde, e Maria Heloísa Satim, da Atenção Primária em Saúde.
Dentre os temas a serem discutidos no evento desta quinta-feira, estão: “Cenário epidemiológico das arboviroses”, “Atuação dos gestores e dos coordenadores”, “Papel do ACE e do ACS na rede de atenção em saúde” e “Atuação e integração de ACS e ACE”.
A capacitação está inserida na estratégia de educação permanente chamada de PlanificaSUS, com palestras, oficinas de formação e reuniões ao longo do ano para disseminar conhecimento.