(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EMPREGO

“Capacitamos para atividades profissionais e técnicas”, diz presidente do CIEE-PR

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

No dia 14 de agosto, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) completou 55 anos. São cinco décadas e meia dedicadas à preparação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Ao longo desse período, mais de 1,6 milhão de pessoas foram atendidas, entre estagiários e menores aprendizes.

“Capacitamos para atividades profissionais e técnicas. Nosso histórico mostra a preocupação com a promoção da dignidade humana através do emprego”, sentencia o presidente do CIEE Paraná, Antoninho Caron.

Ele esteve em Paranavaí e conversou com o Diário do Noroeste sobre a atuação do CIEE-PR na Região Noroeste. Os escritórios de Loanda, Paranavaí, Maringá, Cianorte e Umuarama somam 2.427 estagiários e 491 menores aprendizes, além de 240 vagas de estágio. “As empresas estão demandando novos profissionais. É preciso despertar o interesse do jovem, para que se torne protagonista da própria história.”

De acordo com Caron, o período de pandemia trouxe à tona uma característica que tem dificultado a inserção dos jovens nas empresas: deixaram de sair em busca de emprego presencial, comportamento também percebido em relação às universidades.

O Paraná tem alcançado índices de crescimento acima de outros estados, diz o presidente do CIEE, e a retomada econômica traz pujança. Cabe aos estudantes enfrentar os desafios e assumir cada vez mais postos de trabalho, unindo os referenciais teóricos adquiridos nas salas de aula e nos cursos de capacitação à prática.

Coordenador do Escritório Regional de Paranavaí, Sidney Tavares dos Santos conta que desde 1999, quando chegou à cidade, o CIEE alcançou resultados importantes, tendo contribuído de maneira decisiva para a consolidação da economia regional. A estimativa é que 50% dos estagiários encaminhados para as empresas sejam efetivados.

Santos explica que para integrar o projeto voltado aos aprendizes é necessário ter de 14 a 24 anos. Quem ainda não concluiu o Ensino Médio precisa estar estudando. O cadastro deve ser feito no escritório do CIEE, e os interessados devem apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

No caso dos estagiários, a idade mínima é 16 anos, sem limite máximo. A exigência é que o candidato esteja matriculado em uma instituição de ensino, independentemente do nível (básico, fundamental, médio ou superior). A inscrição é feita diretamente no site do CIEE (www.cieepr.org.br).

O escritório de Paranavaí fica na Avenida Paraná, 1.040, Jardim América. O telefone para contato é (44) 3422-1916. Em Loanda, o endereço é Rua Fioravante Marcos Marini, 309, e o telefone, (44) 3141-0000.

Compartilhe: