REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
No dia 14 de agosto, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) completou 55 anos. São cinco décadas e meia dedicadas à preparação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Ao longo desse período, mais de 1,6 milhão de pessoas foram atendidas, entre estagiários e menores aprendizes.
“Capacitamos para atividades profissionais e técnicas. Nosso histórico mostra a preocupação com a promoção da dignidade humana através do emprego”, sentencia o presidente do CIEE Paraná, Antoninho Caron.
Ele esteve em Paranavaí e conversou com o Diário do Noroeste sobre a atuação do CIEE-PR na Região Noroeste. Os escritórios de Loanda, Paranavaí, Maringá, Cianorte e Umuarama somam 2.427 estagiários e 491 menores aprendizes, além de 240 vagas de estágio. “As empresas estão demandando novos profissionais. É preciso despertar o interesse do jovem, para que se torne protagonista da própria história.”
De acordo com Caron, o período de pandemia trouxe à tona uma característica que tem dificultado a inserção dos jovens nas empresas: deixaram de sair em busca de emprego presencial, comportamento também percebido em relação às universidades.
O Paraná tem alcançado índices de crescimento acima de outros estados, diz o presidente do CIEE, e a retomada econômica traz pujança. Cabe aos estudantes enfrentar os desafios e assumir cada vez mais postos de trabalho, unindo os referenciais teóricos adquiridos nas salas de aula e nos cursos de capacitação à prática.
Coordenador do Escritório Regional de Paranavaí, Sidney Tavares dos Santos conta que desde 1999, quando chegou à cidade, o CIEE alcançou resultados importantes, tendo contribuído de maneira decisiva para a consolidação da economia regional. A estimativa é que 50% dos estagiários encaminhados para as empresas sejam efetivados.
Santos explica que para integrar o projeto voltado aos aprendizes é necessário ter de 14 a 24 anos. Quem ainda não concluiu o Ensino Médio precisa estar estudando. O cadastro deve ser feito no escritório do CIEE, e os interessados devem apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho.
No caso dos estagiários, a idade mínima é 16 anos, sem limite máximo. A exigência é que o candidato esteja matriculado em uma instituição de ensino, independentemente do nível (básico, fundamental, médio ou superior). A inscrição é feita diretamente no site do CIEE (www.cieepr.org.br).
O escritório de Paranavaí fica na Avenida Paraná, 1.040, Jardim América. O telefone para contato é (44) 3422-1916. Em Loanda, o endereço é Rua Fioravante Marcos Marini, 309, e o telefone, (44) 3141-0000.