A Comissão Estadual de Mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP/Senar-PR) vai promover na próxima quinta-feira, dia 14, a live “Capacitando Mulheres, Vencendo Desafios”. O evento vai reunir representantes femininas do agronegócio do Paraná e do Brasil que irão debater sobre a importância da capacitação e profissionalização das mulheres, o crescimento nas representações de classes e as conquistas já obtidas, entre outros temas.
Participarão da live a coordenadora da Comissão de Mulheres da FAEP, Lisiane Czech, a superintendente do Senar-PR, Débora Grimm, a coordenadora estadual do Polo de Liderança Sebrae-PR, Rosangela Angonese, a presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teka Vendramini e a jornalista do agronegócio Kellen Severo.
As inscrições, gratuitas, são feitas através do link https://bit.ly/3AjVCkF e os interessados em acompanhar a live poderão fazê-lo pelo YouTube, através do link https://bit.ly/3uSRoiW, pela página da FAEP no Facebook ou ainda através do aplicativo FAEP/Senar-PR.
Ao convidar as produtoras da região para participarem da live, o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, anunciou que este evento vai marcar a retomada dos esforços para a criação da Comissão de Mulheres, que reunirá produtoras dos municípios que compõem a extensão de base do sindicato: Paranavaí, Tamboara, Amaporã, Mirador e Nova Aliança do Ivaí.
Segundo Pierin, a Comissão vau reunir, além de produtoras, também esposas e filhas de produtores promovendo uma discussão permanente sobre a presença feminina no campo e sua importância para o fortalecimento do agronegócio. Além delas, as profissionais que atuam no campo, como agrônomas, veterinárias e zootecnistas, também serão convidadas a participar.
A ideia de criar a Comissão de Mulheres, no mesmo modelo da FAEP, é do começo do ano, mas foi suspensa por conta da pandemia da Covid-19. “Agora, com o abrandamento da pandemia e até a possibilidade de reuniões presenciais, desde que obedecidas os protocolos de segurança, temos um ambiente favorável para retomar a proposta, reconhecendo a importância e fortalecendo a presença feminina no campo. Vamos começar a mobilização já e no ano que vem esperamos estar com a comissão montada e já funcionando”, disse ele.