Chapas foram registradas na tarde desta sexta-feira. A oficialização dos nomes não impede que haja mudanças até o dia da eleição, 1º de janeiro de 2025
REINALDO SILVA
Da Redação
Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024. Último dia para a inscrição das chapas concorrentes à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Paranavaí para o biênio 2025-26. O prazo-limite, 17h.
Dois grupos esperaram até as últimas horas para registrar a candidatura, tempo para estruturar a lista de componentes e trabalhar em busca de apoio.
A primeira formação, oficializada às 15h16, é liderada por Carlos Augusto Pereira de Lima (presidente), Antônio Marcos Sampaio (vice-presidente), Ivany Azevedo (primeira-secretária) e Gabriel dos Santos Luiz (segundo-secretário).
A outra chapa é composta por Rauny Aguiar (presidente), Roberto Marrique (vice-presidente), Antônio Carlos Utrila Garcia (primeiro-secretário) e Luiz Aparecido da Silva, o Mancha da Saúde (segundo-secretário). A inscrição foi às 16h35.
O registro formal não impede que haja mudanças. A Lei Orgânica do Município permite que durante o processo eleitoral qualquer vereador abra mão da candidatura. Nesse caso, não poderá participar de outra chapa. A legislação também determina que o parlamentar substituto não tenha sido inscrito como postulante a um cargo na Mesa Diretora em outra composição.
A eleição será no dia 1º de janeiro de 2025, logo após a cerimônia de posse dos vereadores e do prefeito eleito Mauricio Gehlen. A escolha de cada um será feita mediante declaração do voto, por chamada nominal. A vitória se dará por maioria simples de voto.
Informalmente, há indicações de que o grupo liderado por Carlos Augusto tenha oito votos, perfazendo o mínimo necessário. Mesmo que assim seja, as conversas de bastidores seguem em efervescência para confirmar aliados.
A partir de 2025, a Câmara de Paranavaí terá 15 cadeiras, cinco a mais do que no atual cenário. A ampliação foi aprovada em março de 2023, com maioria de votos. A voz divergente foi a de Luís Paulo Hurtado, único a se opor à proposição.