(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN
Foto: Arquivo DN

PARANAVAÍ

Carlos Augusto e Rauny Aguiar confirmam candidatura à presidência da Câmara

Chapas foram registradas na tarde desta sexta-feira. A oficialização dos nomes não impede que haja mudanças até o dia da eleição, 1º de janeiro de 2025

REINALDO SILVA

Da Redação

Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024. Último dia para a inscrição das chapas concorrentes à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Paranavaí para o biênio 2025-26. O prazo-limite, 17h.

Dois grupos esperaram até as últimas horas para registrar a candidatura, tempo para estruturar a lista de componentes e trabalhar em busca de apoio.

A primeira formação, oficializada às 15h16, é liderada por Carlos Augusto Pereira de Lima (presidente), Antônio Marcos Sampaio (vice-presidente), Ivany Azevedo (primeira-secretária) e Gabriel dos Santos Luiz (segundo-secretário).

Carlos Augusto lidera a chapa “Paranavaí de todos”
Foto: Redes sociais

A outra chapa é composta por Rauny Aguiar (presidente), Roberto Marrique (vice-presidente), Antônio Carlos Utrila Garcia (primeiro-secretário) e Luiz Aparecido da Silva, o Mancha da Saúde (segundo-secretário). A inscrição foi às 16h35.

Rauny Aguiar está à frente da chapa “Somos Paranavaí”
Foto: Redes sociais

O registro formal não impede que haja mudanças. A Lei Orgânica do Município permite que durante o processo eleitoral qualquer vereador abra mão da candidatura. Nesse caso, não poderá participar de outra chapa. A legislação também determina que o parlamentar substituto não tenha sido inscrito como postulante a um cargo na Mesa Diretora em outra composição.

A eleição será no dia 1º de janeiro de 2025, logo após a cerimônia de posse dos vereadores e do prefeito eleito Mauricio Gehlen. A escolha de cada um será feita mediante declaração do voto, por chamada nominal. A vitória se dará por maioria simples de voto.

Informalmente, há indicações de que o grupo liderado por Carlos Augusto tenha oito votos, perfazendo o mínimo necessário. Mesmo que assim seja, as conversas de bastidores seguem em efervescência para confirmar aliados.

A partir de 2025, a Câmara de Paranavaí terá 15 cadeiras, cinco a mais do que no atual cenário. A ampliação foi aprovada em março de 2023, com maioria de votos. A voz divergente foi a de Luís Paulo Hurtado, único a se opor à proposição.

Compartilhe: