Cibele Chacon / Da Redação
Algumas cidades do noroeste capricham nos festejos do Carnaval, movimentam seus bloquinhos e incentivam os foliões a participarem de festas e outras atrações. A programação será marcada pela diversidade de festas, voltadas ao público de todas as idades, em diferentes espaços e municípios.
A maior agitação deve ser em Santo Antônio do Caiuá, com o Carnasac, que tradicionalmente atrai foliões de toda a região com shows animados e gratuitos. A festa começa no domingo (11) com a Matinê do Carnasac, pagode do Bloco 044 Folia, Bloco Só Não Gama e Bloco Idade da Loba. E na segunda-feira (12), os desfiles dos blocos de carnaval. O município espera atrais mais de 10 mil pessoas com a programação.
A Prefeitura de Porto Rico estima receber 20 mil pessoas durante o recesso prolongado. A festa vai acontecer no sábado (10), domingo (11) e segunda-feira (12), no palco da orla, com a Banda Fonte Luminosa. São Pedro do Paraná, ao lado, também vai atrair turistas, mas não terá blocos de carnaval. A Banda da Polícia Militar vai se apresentar no sábado (10), às 21h, no Calçadão da orla.
Também é possível curtir o carnaval de Maringá, que terá três dias de programação gratuita e expectativa de 27 mil foliões. Nos dias 10 e 11 de fevereiro a folia será na Vila Olímpica com apresentação da Banda Metrópole e os bloquinhos de samba, além dos bloquinhos de rua. O carnaval infantil será no Ginásio de Esportes do Parque do Japão em 13 de fevereiro com apresentações de músicas, Banda Metrópole e atividades recreativas, a partir das 15h. Para participar o folião tem que doar 1kg de alimento na entrada dos eventos.
Paranavaí – Em Paranavaí o clima do Carnaval dos anos 70 e 80 ressurge. A festa da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura vai acontecer no sábado (10), às 20h30, com ingressos a R$ 50 para adultos e R$ 25 para crianças. Com Dj animando o público e diversas comidas, a animação será a caráter.
“A ideia surgiu da saudade dos momentos bons. Estávamos em um grupo conversando sobre os bons tempos do Carnaval, alegre, com todos brincando e, na verdade, era uma coisa muito gostosa. Então resolvemos fazer um para voltar a esses tempos, com momentos em família, até com uma sala de apoio para crianças menores. Teremos mesas e cadeiras, concurso das melhores fantasias e do folião mais animado”, explicou uma das organizadoras, Jeanne Kato.
Na praça – Na contramão das músicas de carnaval, Paranavaí aproveita a animação do recesso para promover mais uma edição do Rock na Praça. O evento, aberto ao público, está marcado para sábado (10), a partir das 16h, na Praça dos Pioneiros, com sete bandas se apresentando.
Já no domingo (11), Paranavaí realiza o Samba na Praça, também na Praça dos Pioneiros. A programação conta com atividades lúdicas, desenho, pintura, confecção de máscaras e desfile de fantasias para crianças a partir das 17h. Mais tarde, às 18h30, é o momento de música ao vivo com o Grupo SEMSE.