(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Campanha Agosto Lilás promove conscientização sobre a rede de proteção às mulheres Foto: Reprodução/internet

AGOSTO LILÁS

Carreata pelo fim da violência contra mulheres ocorre neste sábado (31) em Paranavaí

REINALDO SILVA

Da Redação

A violência contra mulheres é tema recorrente. Os casos se avolumam de forma preocupante, o que exige medidas efetivas de prevenção e combate. Para dar uma ideia do cenário, a Delegacia da Mulher de Paranavaí registrou 135 ocorrências no primeiro trimestre deste ano, quatro a mais que no mesmo período de 2023.

Recentemente, no dia 19 de agosto, Cassiani Ricci, de 39 anos, foi assassinada a tiros. Estava com amigos no Jardim Vista Alegre quando um homem chegou ao local, pulou o muro lateral, entrou na residência e efetuou disparos. O principal suspeito, companheiro dela, foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Vítima de feminicídio, quando o crime é motivado por violência doméstica ou por menosprezo ou ódio à condição de gênero, Cassiani era motorista de ônibus escolar da Secretaria de Educação (Seduc), que promove, neste sábado (31), uma carreata pelo fim da violência contra mulheres. A concentração será no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca, com saída programada para as 10h.

O caso envolvendo Cassiani foi o principal motivo para a Seduc organizar a carreata, ação alusiva também ao Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o tema.

Assessora pedagógica da Seduc, Sônia Costa explica que a opção pela carreata está diretamente ligada à função exercida por Cassiani. “Por ser motorista do transporte escolar, vamos colocar todos os ônibus escolares nas ruas. Era o veículo que ela utilizava para levar as crianças para as instituições de ensino.”

Toda a comunidade é convidada a participar. A orientação para motoristas e passageiros é que usem roupas pretas e portem bexigas lilases e pretas, referências à campanha de agosto e ao luto.

Equipes da Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito acompanharão a carreata para garantir a segurança dos participantes. O percurso segue do centro de eventos até a Praça Portugal, na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, passa pela Avenida Paraná em direção à Rua Getúlio Vargas e termina na prefeitura.

AGOSTO LILÁS

Além de promover ações de conscientização pelo fim da violência, a campanha Agosto Lilás tem como objetivo ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de risco e os serviços especializados de acolhimento, orientação e denúncia.

Em Paranavaí, esses atendimentos são feitos de forma sistematizada pela rede de proteção às mulheres, que inclui órgãos de assistência social, saúde, educação e segurança, o sistema judiciário e entidades como o Núcleo Maria da Penha (Numape), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Presidente do CMDM, Sirlei Maria Schuroff Mira fala da importância da mobilização popular. “Envolver a sociedade na discussão sobre a violência contra as mulheres é fundamental, pois é um problema que afeta todos os setores da nossa comunidade. Quando a sociedade participa ativamente dessas discussões, promovemos uma sensibilização coletiva, o que é essencial para a prevenção e para a criação de políticas públicas mais eficazes.”

Compartilhe: