(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Carreta estará em Santo Antônio do Caiuá durante a próxima semana
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Carreta estará em Santo Antônio do Caiuá durante a próxima semana Foto: Geraldo Bubniak/AEN

PARANÁ ROSA

Carreta Saúde da Mulher estará em Santo Antônio do Caiuá na próxima semana

Unidade móvel estará na cidade a partir desta segunda-feira (27 de outubro) a 1º de novembro e atenderá com exames e informações também mulheres Inajá, Cruzeiro do Sul, Alto Paraná e Nova Londrina

A Carreta Saúde da Mulher segue levando para todas as regiões do Estado atendimento qualificado de exames e informações para as mulheres. A ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Saúde (Sesa), estará de segunda-feira a sábado (27 de outubro a 1º de novembro), em Santo Antônio do Caiuá, no Noroeste do Paraná. Nessa parada, as mulheres das cidades de Inajá, Cruzeiro do Sul, Alto Paraná e Nova também receberão atendimento.

A ação faz parte do programa Paraná Rosa, que reúne uma série de atividades voltadas à saúde da mulher. “São exames preventivos importantes e que toda mulher precisa fazer. E, se a Carreta da Mulher está na sua região, atendendo a sua cidade, não perca a oportunidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Carreta estará em Santo Antônio do Caiuá durante a próxima semana
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Para as mulheres das cidades atendidas nesta semana, a orientação é fazer o agendamento no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para a efetivação do atendimento na Carreta, que estará estacionada na Praça Pioneiro Primo Rossato, 402, em Santo Antônio do Caiuá.

Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado (1º/11), das 8h às 17h. São oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide. As mulheres também recebem orientações de promoção de saúde e autocuidado.

Os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora. Já os demais exames têm prazos diferentes. Por isso, será entregue um protocolo para acessar os resultados on-line em até cinco dias para mamografia e 15 dias no caso de citopatologia.

Sucesso – A Carreta Saúde da Mulher iniciou os atendimentos em 16 de setembro e já percorreu as regiões Leste, Norte e Noroeste. O programa segue até dezembro, e o itinerário previsto inclui atendimentos nas regiões Oeste, Sudoeste e também no Litoral.

Ambiente interno da carreta mostra parte dos equipamentos disponíveis para exames
Foto: Geraldo Bubniak

A primeira-dama do Estado e idealizadora da campanha Paraná Rosa, Luciana Saito Massa, destacou a importância da iniciativa. “A Carreta tem sido um sucesso em todas as regiões por onde passa. Temos visto uma grande adesão e participação das mulheres, que entendem a importância de cuidar da própria saúde. Essa mobilização mostra que estamos no caminho certo ao levar prevenção e informação para perto das pessoas”, destacou.

Paraná Rosa 2025 – A Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil no âmbito do programa Paraná Competitivo, e prevê investimento de R$ 10,8 milhões.

Assim como a unidade móvel, várias outras ações voltadas à saúde pública e da mulher estão sendo realizadas no âmbito do programa Paraná Rosa. Em Curitiba, a programação inclui a Corrida da Vigilância em Saúde, que pretende chamar a atenção para a importância da atividade física e mobilizar tanto servidores como a comunidade em torno da causa.

Compartilhe: