O carro fumacê começa a circular em Paranavaí nesta quarta-feira (21), no período da tarde. A prioridade são as regiões com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, então foram escolhidas as do Sílvio Vidal, São Jorge, Três Conjuntos e Vista Alegre e, na sequência, os demais bairros mapeados por escala de circulação viral.
Os atuais números da dengue em Paranavaí (de 1º de agosto de 2023 a 15 de fevereiro de 2024) são de 3.662 casos notificados, 1.943 positivados, 1.560 descartados e 159 aguardando resultado. Duas mortes por dengue foram confirmadas no período e outros dois óbitos suspeitos de terem sido causados por dengue estão sob investigação.
“Essa estratégia vem nos auxiliar no combate à dengue e vai servir para conter a circulação viral. Lembrando que fumacê só vai atingir o mosquito alado, portanto, continuamos pedindo a colaboração da população para cuidarem de seus quintais e não deixarem água parada. Além disso, é essencial que se mantenham as janelas e portas abertas enquanto o carro fumacê estiver passando”, explicou o assessor de Combate a Endemias da Vigilância, Tiago Dias de Almeida.
A recomendação é para que quando o carro fumacê esteja passando pela rua, quem estiver por perto não fique na direção do jato de fumaça. Também é reforçado para que os moradores abram janelas e portas, cubram ou guardem alimentos e frutas, e projeta os animais de estimação.