(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Obras públicas são estratégicas para o desenvolvimento
Foto: arquivo da Agência Brasil
Obras públicas são estratégicas para o desenvolvimento Foto: arquivo da Agência Brasil

TCE-PR

Cartilha atualizada orienta gestores paranaenses a retomar obras paralisadas

Orientações sobre como os gestores públicos devem agir em relação à existência de obras paralisadas em seu município constam de uma cartilha que está sendo publicada, de forma atualizada, pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR).

Atualizada neste ano, a publicação já considera os possíveis impactos da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), orientando sobre que ações devem ser adotadas para retomada da obra e adequada prestação das informações ao Tribunal de Contas. A atualização da cartilha é um trabalho da equipe da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do Tribunal, revisado pelo auditor de controle externo Lúcio Flávio Luttembarck Batalha, gerente de Supervisão de Auditorias e Inspeções da unidade.

O documento, objetivo e em formato acessível, destaca que o desenvolvimento de áreas relevantes, como saúde, transporte, educação, meio ambiente, assistência social, moradia e lazer depende do controle dos atos administrativos relativos às obras públicas, isto é, da infraestrutura necessária para atingir o interesse público.

“Mesmo com elevados investimentos, são comuns notícias envolvendo a insuficiência de equipamentos públicos, como hospitais, postos de saúde, escolas e creches, divulgadas pelos meios de comunicação”, reforça o coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, Paulo Daschevi.

A Cartilha Obras Paralisadas alerta que a Nova Lei de Licitações estabelece normas gerais de licitação e contratação para a administração pública direta, autárquica e fundacional da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Compartilhe: