REINALDO SILVA / reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A bandeira de Querência do Norte foi apresentada oficialmente no dia 5 de dezembro de 1991. O verde representa a mata, o azul simboliza a água e o branco remete à paz. No brasão, o encontro das águas dos rios Paraná e Ivaí.
A informação está na Cartilha de Sensibilização Turística, que será lançada nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores. A cerimônia faz parte da programação da 39ª Festa do Arroz. O material gráfico é uma coletânea de fatos e registros históricos sobre o município.
Relata, por exemplo, que a imagem do Cristo Redentor, no portal da cidade, é um monumento composto por 53 peças, montado como um quebra-cabeça. Foi erguido em 1993, mesmo contra o posicionamento dos servidores municipais, que estavam com os salários atrasados naquela época.
De acordo com o secretário de Turismo, Guto Renato Berto, foram sete meses de pesquisas e conversas para chegar à Cartilha de Sensibilização Turística, que será distribuída para os alunos da rede municipal de ensino. “O resultado é muito positivo, principalmente para a área escolar. Nossa ideia é revelar fragmentos da história do município que não estão nos livros.”
O secretário de Turismo pretende organizar uma segunda edição, com novas imagens e outras informações; quer agregar cada vez mais detalhes. O próximo trabalho deverá ser concluído em 2023.