Neste Dia dos Namorados, 12 de junho, celebramos o amor romântico, mas também a fé e a esperança que sustentam relações profundas e duradouras. É o caso de Felipe Fornazieri Gonçalves Ferreira e Beatriz Cripa Fornazieri, um casal da Comunidade Católica Emanuel, que encontrou na fé cristã a força para construir um relacionamento sólido e cheio de significado.
Felipe e Beatriz se conheceram em fevereiro de 2016, durante um acampamento de aprofundamento da Comunidade Católica Emanuel. O encontro, que inicialmente gerou uma amizade entre um grupo de amigos, foi o ponto de partida para uma história de amor e compromisso. Após alguns anos, eles começaram a namorar em março de 2019. A relação evoluiu e, em maio de 2022, Felipe pediu Beatriz em casamento. O casal oficializou sua união em maio de 2023 e, agora, se prepara para a chegada do primeiro filho, José, previsto para nascer neste mês de junho.
Felipe compartilha a perspectiva que guiou suas escolhas. “Neste mundo, é possível viver segundo duas perspectivas: uma religiosa e outra filosófica, através das tantas coisas que o mundo oferece. Pela razão e pela fé, nós nos decidimos por ser católicos. A partir de então, toda a nossa vida é regida segundo os princípios que Deus espera para cada um de nós, na certeza de que isto é o melhor para o ser humano.”
Para Felipe e Beatriz, a fé em Deus foi o alicerce de suas decisões, moldando cada etapa de seu relacionamento. “Quanto mais perto um casal está de Deus, mais perto estarão um do outro. Esta é a nossa certeza,” diz Felipe. Essa crença se refletiu em todos os momentos marcantes de suas vidas, especialmente no noivado. “Todo namoro tem como finalidade última o casamento e, quando noivamos, fechou-se esse ciclo no ponto máximo, concretizando o que construímos ao longo do namoro”, disse.
Enfrentar desafios faz parte de qualquer relacionamento, e Felipe e Beatriz não foram exceção. Viver a castidade, manter bons costumes, e lidar com as dificuldades inerentes a qualquer relação foram obstáculos que superaram juntos, sempre sustentados pela graça de Deus. “Devemos estar abertos a aceitar essa graça que Deus quer nos conferir,” enfatiza Felipe.
A transição do namoro para o casamento foi vivida com naturalidade e alegria, refletindo uma vida ordenada e cheia de propósito. Aos casais jovens, Felipe aconselha buscar juntos as verdades mais nobres e não se contentar com as coisas efêmeras do mundo: “Busquem boas referências e conheçam o que é um verdadeiro namoro e a sua finalidade.”
Agora, prestes a se tornarem pais, Felipe e Beatriz estão ansiosos e felizes com a chegada do primeiro filho. “Podemos participar da criação divina. É uma vida, uma alma que vem ao mundo por causa das nossas escolhas,” celebra Felipe. Eles se preparam para essa nova fase inspirados pelo exemplo de seus pais e das pessoas de referência em suas vidas.
Na igreja, o casal é ativo na Comunidade Católica Emanuel, participando de diversos projetos sociais e de evangelização. Juntos, eles se dedicam a servir a Deus e à comunidade, sempre guiados pela fé.
O casal tem planos para o futuro. “Quando estivermos velhinhos, queremos ter uma mesa bem grande, com diversas cadeiras em um sítio, com nossos filhos, netos e bisnetos, celebrando o dom da vida e a alegria de sermos filhos de Deus.”
É possível viver todas as alegrias e dificuldades de um namoro cristão,na presença de Deus e fazendo a vontade daquele que em todos momentos quer nós levar a verdadeira alegria,nosso Senhor.