Em depoimento à Polícia Civil, o casal suspeito de envolvimento no homicídio de William de Oliveira Martins negou qualquer participação no crime. Marido e mulher foram presos temporariamente na noite de 28 de julho, dois dias após o corpo da vítima ser encontrado na Vila Operária, em Paranavaí.
O delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, afirmou que o homicídio do jovem de 19 teve requintes de crueldade. Ele foi encontrado no dia 26 de julho, por volta das 18h30. Estava amordaçado, com os pés e as mãos amarrados, sinais de violência e marcas de disparo de arma de fogo e facadas.
Mânica informou que ainda estão sendo coletadas provas, mas não pôde adiantar detalhes para não comprometer as investigações. Uma das possibilidades é que o homicídio tenha relação com atividade criminosa recente praticada pela vítima ou situações anteriores.
Extraoficialmente, circula a informação de envolvimento da vítima em caso de violência doméstica, fato que teria motivado o assassinato. A Polícia Civil não confirmou essa versão da história.