Aleksa Marques / Da Redação
Conteúdo de valor em meio à brincadeira. Esse é um dos objetivos dos projetos de Robótica e Reciclagem Criativa do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap). Tudo começou por conta de um convite recebido para participarem de uma feira de robótica em São Paulo no próximo mês.
“Essa feira é para selecionar os melhores projetos e os melhores alunos da turma, que estão sendo avaliados nestes dois dias de feira, para serem enviados para São Paulo representando o Cecap e Paranavaí”, explicou o Instrutor de Robótica Vander da Silva. Ele lembra também que já publicaram alguns artigos junto ao Centro na revista Mecatrônica Jovem entre os estudiosos mais conceituados na área no Brasil.
Vander explica que quando o projeto surgiu, eles tinham apenas papel, material reciclável e alguns equipamentos eletrônicos velhos. Materiais suficientes para quem tem amor, disposição e ânsia pelo ensino. “As crianças amam e o nosso lema é se divertir enquanto aprende”, completa.
Leonardo Torrete de dez anos assina embaixo. Ele junto com as colegas de turma Alice Mayumi e Ana Júlia de Araújo, ambas de oito anos, desenvolveram entre outras a maquete Explorer II, recriando o solo de Marte com uma espécie de captador de água feito a base de plástico, metal e equipamentos de programação que sobe e desce quando o botão é acionado.
“Eu amo essa maluquice toda, tem que criar, pensar, deixar tudo alinhadinho e no final as coisas ganham vida”, comentou Leonardo que quer ser Engenheiro Elétrico. Para fazer o Explorer II os alunos utilizaram areia, papel, cola, pedras e tinta. Tudo feito nas aulas gratuitas ofertadas pelo Cecap que os alunos esperam ansiosos para participarem.
Igor dos Anjos tem 14 anos e se considera da “velha guarda” do Centro. Isso porque ele está na instituição há mais de seis anos e participa ativamente das aulas de capoeira, reciclagem criativa e robótica. Ele diz que o aprendizado adquirido no Cecap não tem preço e que pensa em trabalhar com robótica, pois ama o que faz. “Isso aqui para mim é tudo. Eu amo estudar, saber como as coisas funcionam e ajudar a natureza, pois reciclamos muita coisa que iria para o lixo”, disse.
A maquete Vulcano representa um vale com casas, árvores e um enorme vulcão feito com um balde quebrado. Foram utilizadas também galhos de árvores de natal antigas, papelão, gesso, papel, esponjas de lavar louça, palitos de sorvete e toda a parte de fiação para acender os mini postes de led. Igor apresentou com orgulho o trabalho desenvolvido e soube explicar todos os detalhes desde a criação.
Ajuda nunca é demais
Para a realização das aulas de Reciclagem Criativa, Vander contou com a ajuda de Maila Ferreira que destaca a responsabilidade dos alunos nas aulas. “Eles se desenvolveram e evoluíram muito como pessoa também, uns nem queriam participar e hoje estão aqui, falando para o público visitante e tendo a chance de ir para São Paulo representar o Centro. É surpreendente.”
Dentre os 24 alunos do projeto de robótica, somente dois serão selecionados para a Feira em São Paulo. Os visitantes podem ajudar na avaliação dando notas de 1 a 5 para as maquetes e explicação dos alunos. Hoje é o último dia e você pode visitar a 1ª Feira Tecnológica de Robótica Reciclável das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.
O Cecap
O Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí – Cecap, criado em 22/10/1993 por iniciativa de pessoas da sociedade civil, surgiu a partir de reflexões feitas pelas pastorais sociais da Paróquia São Sebastião, numa proposta da CNBB. Atualmente, o Centro atende mais de 200 crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos, em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Proteção Social Básica.
As crianças e adolescentes podem usufruir de ações socioeducativas, artísticas, culturais e esportivas com as oficinas temáticas de esporte, contação de história, informática, capoeira, dança, robótica e reciclagem criativa. O Cecap oferece também encontros mensais direcionados às famílias, orientações, encaminhamentos para rede de garantia de direitos e acompanhamentos realizados pela equipe técnica.
Se seu filho ficou interessado em alguma das áreas, o Centro está sempre de portas abertas sempre oferecendo novas vagas. Você pode agendar um horário pelo telefone (44) 3423-1995 e fazer uma visita. Você pode também seguir as redes sociais pelo @cecap_pvai.
f- cecap 15
Igor dos Anjos é um dos alunos da “velha guarda” do Cecap
f- cecap 6
Os alunos Ana Júlia, Alice e Leonardo em frente ao Explorer II
f- cecap 13
Equipe do Centro e alunos do projeto de Robótica do Cecap
Cecap 14
Os instrutores Maila Ferreira e Vander da Silva.
todas as fotos são
Foto/Thamela Quirino