REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O dia 2 de novembro marca uma importante tradição da Igreja Católica, que tem como principal objetivo relembrar a memória dos mortos e rezar para as almas do purgatório que passam pelo processo de purificação. No Dia de Finados, são comuns as visitas aos cemitérios, por isso, em Paranavaí, tanto o Central quanto o Recanto da Saudade permanecerão abertos das 6h às 20h.
O administrador dos dois cemitérios municipais, Amílcar Pereira dos Santos, estima que entre 25 mil e 30 mil pessoas visitem os túmulos dos entes queridos durante o feriado religioso.
A Diocese de Paranavaí informa que ao longo do dia serão celebradas oito missas nos dois locais. No Cemitério Central, a programação começará às 7h e seguirá às 8h30, 10h, 15h, com a última cerimônia às 17h. No Recanto da Saudade, haverá missa 7h, 10h e 15h.
O pedido de Amílcar Pereira dos Santos é que os visitantes não depositem, perto ou sobre os túmulos, embalagens plásticas e recipientes que possam acumular água. Está preocupado com a possibilidade de os objetos se transformarem em criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Ele conta que recentemente uma equipe da Prefeitura de Paranavaí esteve no Cemitério Central para fazer a limpeza do local e eliminar itens que pudessem se transformar em focos do mosquito. Uma ação de reforço deverá ser feita nesta terça-feira (1º).
Ontem foi o último dia para fazer a limpeza dos túmulos, mas o administrador dos cemitérios diz acreditar que em razão da chuva, algumas pessoas deverão deixar a tarefa para hoje.