(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ARTE E CULTURA

Centenas de pessoas de Paranavaí e região prestigiaram a Semana Literária do Sesc

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

As artes e as letras dividiram espaço e contaram histórias na 42ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paranavaí. Mais de 700 pessoas de diferentes municípios da Região Noroeste visitaram o evento e participaram das atividades desenvolvidas ao longo dos quatro dias (4 a 7 de outubro).

Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos conferiram a exposição de obras do artista plástico Roberto Persil; conversaram com os escritores Bruno Ribeiro, Luís Henrique Pellanda e Anderson Novello; assistiram ao espetáculo “O reino dos bonecos”, da Cia. Curimim Açu; vivenciaram a oficina “O corpo enquanto território”, com Thays Pretti; acompanharam as contações de histórias de Patrícia Maia e Rô Fagundes; e prestigiaram o lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis.

No espaço dedicado à tipografia, uma homenagem ao Diário do Noroeste, segundo jornal impresso mais antigo do interior do Paraná, prestes a completar 68 anos – o aniversário de fundação é comemorado no dia 23 de outubro. A Folha de Londrina é anterior e em novembro completará 74 anos.

A parceria entre o Sesc Paranavaí e o DN levaram o editor-chefe, Adão Ribeiro, a um bate-papo com alunos da rede municipal de ensino. No dia de abertura da 42ª Semana Literária e Feira do Livro, ele falou sobre a importância do jornal impresso e da informação de credibilidade.

Foi um evento construído a várias mãos, disse a técnica de Educação do Sesc Paranavaí, Tânia Mara Volpato. Os preparativos começaram em fevereiro, desde a organização das ideias até a elaboração da programação e o contato com os convidados. Depois vieram a preparação do ambiente e a decoração.

O gerente Marco Scoz destacou a atuação de toda a equipe e lembrou que até mesmo crianças e adolescentes que fazem parte dos programas educativos e sociais do Sesc Paranavaí deixaram suas impressões digitais.

A técnica de Cultura e Ação Social Luciana Guedes explicou que o objetivo da ambientação foi além do incentivo à leitura, mas proporcionar uma experiência sensorial para os visitantes. A unidade do Sesc Paranavaí se transformou em um lugar lúdico, que levou as pessoas a brincarem.

A 42ª Semana Literária e Feira do Livro permitiu que se vissem através da história – na literatura, nas artes, nas páginas de jornal.

Terminado o evento, já é tempo de começar a pensar na próxima edição, garantiu Tânia Mara Volpato, e buscar elementos novos para fazer com que seja cada vez maior e alcance leitores de todo o Noroeste do Paraná.

Homenagem ao Diário do Noroeste, segundo jornal impresso mais antigo do interior do Paraná
Foto: Sesc Paranavaí
Compartilhe: