REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os 26,8 milímetros de chuva registrados em Paranavaí na tarde de quarta-feira (5) anunciavam o que viria no dia seguinte: a quinta-feira (6) foi marcada por precipitações intensas, e o acumulado até 16h era de 66,2 milímetros.
A soma dos dois dias é 93 milímetros, o que representa 64,04% da acumulação média para o mês de outubro, isto é, 145,2 milímetros.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ainda são previstas chuvas para esta sexta-feira (7), entre a madrugada e a manhã. O tempo começa a abrir devido à incursão de uma massa de ar mais estável e fria. Com isso, as temperaturas apresentam rápido declínio até o final do dia. Os termômetros registram mínima de 15 e máxima de 23 graus.
Sábado (8) não terá chuvas, mas será um dia mais frio, especialmente no amanhecer, com mínima de 12 graus. À media que as horas avançarem, a temperatura subirá, e Paranavaí poderá registrar até 27 graus.
A instabilidade atmosférica aumentará novamente no domingo (9), resultado de mais uma frente fria passando sobre o Estado, com eventos de precipitação em diferentes setores. Para Paranavaí estão previstas pancadas de chuva ao longo do dia.
O tempo chuvoso deverá acompanhar os próximos dias. O prognóstico do Simepar é de tempo fechado segunda (10) e terça-feira (11), com volumes acumulados de 39,3 milímetros e 33 milímetros, respectivamente. A estabilidade retornará a Paranavaí na quarta-feira (12).