(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PREVISÃO DO TEMPO

Chuva e temperaturas amenas marcam fim de semana em Paranavaí

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A área de instabilidade que atua sobre o Paraná mantém o tempo chuvoso em Paranavaí neste fim de semana, com precipitações irregulares e não volumosas, deixando as temperaturas amenas. Neste sábado (25), por exemplo, os termômetros registram mínima de 17°C e máxima de 23°C.

De acordo com as previsões do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no domingo (26) o céu ficará parcialmente nublado e o volume acumulado de chuva não passará dos 5 milímetros. Com menor ocorrência de precipitação, a temperatura terá pequena elevação e chegará a 26°C.

A tendência é que os valores continuem subindo nos próximos dias, o que deverá favorecer a instabilidade do tempo. Na segunda-feira (27), com máxima de 30°C, poderá chover até 4 milímetros. Na terça-feira (28), os termômetros voltarão a marcar 30°C, mas a precipitação será mais intensa, com até 12,7 milímetros.

O meteorologista do Simepar Samuel Braun explica as causas das condições do tempo. “Entre quarta e quinta-feira, tivemos vários sistemas meteorológicos que contribuíram para a formação de áreas de instabilidade: o avanço de uma frente fria pelo oceano, a presença de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e o ingresso de calor e umidade em diversos níveis da atmosfera, desde o Norte do País até o Estado.”

Essa combinação de fatores culminou na ocorrência de bastante chuva em vários setores do Paraná, especialmente nas regiões Oeste, Noroeste, Norte e Leste, onde os volumes acumulados foram bastante expressivos.

Para dar uma ideia, quarta e quinta-feira (22 e 23) somaram 31,8 milímetros em Paranavaí, superando os 20,4 milímetros registrados entre os dias 1º e 19. Na sexta-feira (24), até as 16h, a medição do Simepar apontava 15,2 milímetros.

Apesar dos dias chuvosos, o acumulado deste mês, pelo menos até agora, está muito abaixo da média histórica de novembro, calculada desde 1998, que é de 134,28 milímetros. A explicação para a diferença está no fenômeno meteorológico El Niño, que tem interferência direta principalmente nos estados do Sul do Brasil, com alterações no volume de chuva e elevação das temperaturas.

Compartilhe: