MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Os últimos dias em Paranavaí foram marcados por chuvas volumosas. Há quase três semanas sem precipitações expressivas, a cidade registrou em dois dias um terço do volume total da média histórica para o mês de outubro, que é de 146,2 milímetros.
De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), entre domingo (12) e esta segunda-feira (13) foram 44,2 milímetros de chuva em Paranavaí. A maior parte foi registrada no domingo, quase 25 milímetros de precipitação.
A instabilidade, no entanto, deve dar uma trégua para a região por alguns dias. Nesta segunda, a frente fria que atuava no Paraná se afastou para o estado de São Paulo, dando espaço para que uma massa de ar frio e seco se instalasse no Paraná.
A previsão é que o sistema diminua as temperaturas no estado e provoque mínimas mais baixas nesta terça-feira (14). Em Paranavaí, o dia deve amanhecer com 17°C, mas à tarde o clima esquenta gradativamente e os termômetros voltam a registrar valores próximos aos 30°C no Noroeste. A máxima na cidade pode chegar aos 29°C.
Na quarta-feira (15), a estabilidade atmosférica segue sendo destaque, com temperaturas elevadas na região. Para Paranavaí, a mínima deve ser de 19°C e a máxima pode chegar aos 30°C.
O tempo muda novamente a partir de quinta-feira (16) no Paraná. “A formação de um cavado entre os países vizinhos e o avanço de uma frente fria pelo oceano favorecerão a ocorrência de chuvas principalmente nas faixas oeste e sul, inclusive com possibilidade de temporais isolados”, adianta Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.
No Noroeste, as mudanças são esperadas para sexta-feira (17), quando as chuvas retornam à região. Em Paranavaí, são previstos aproximadamente três milímetros, acumulado que deve aumentar no sábado (18), quando são esperados quase 15 milímetros de chuva.
O tempo instável também deve manter as temperaturas amenas na região. A expectativa é que, no sábado, a máxima em Paranavaí não ultrapasse os 26°C.