REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
De 1º a 19 de março, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mediu 147,2 milímetros de chuva em Paranavaí. O número supera a média histórica para todo o mês, que é de 124,5 milímetros.
O comportamento do tempo até aqui repete o padrão registrado em fevereiro, quando o volume acumulado foi de 263,6 milímetros, acima da média histórica de 160,9 milímetros.
As precipitações intensas durante o verão são explicadas pelo fenômeno La Niña, que provoca o resfriamento das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial, intercalando períodos de estiagem e chuvosos.
Em anos anteriores, o Paraná enfrentou severa estiagem. A situação crítica se estendeu desde meados de 2019 até 2021. Em maio de 2020, o Governo do Estado decretou situação de emergência hídrica, com sucessivas prorrogações até o ano seguinte, estipulando medidas para amenizar a escassez de água em diferentes regiões.
Passada a temporada de seca, as precipitações se tornaram mais constantes especialmente a partir de novembro de 2022. As características da estação do ano e os efeitos da La Niña influenciaram a formação de corredores de nuvens que se deslocaram da região amazônica até o Centro-Sul do Brasil, trazendo chuvas e tempestades.
A chegada do outono, ontem, trouxe a previsão de menores índices pluviais, graças à chegada de massas de ar mais seco e à queda constante das temperaturas, algumas vezes de forma brusca.
O outono começou às 18h25 desta segunda-feira e terminará às 11h58 de 21 de junho de 2023. Segundo o Simepar, o cenário climático global indica dissipação do fenômeno La Niña e ausência de El Niño. Porém as águas do Oceano Atlântico Sudeste permanecem ligeiramente mais quentes do que o normal.
Previsão – Ao longo desta semana, Paranavaí terá predomínio de sol, com baixa nebulosidade e poucas formações de nuvens. Até domingo os dias começam com temperaturas próximas dos 20 graus, aumentando durante a tarde, chegando a 30 graus hoje e amanhã, 31 graus quinta, sexta e sábado e 32 graus domingo.