REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Maio de 2022 foi marcado por chuvas abaixo da média climatológica em Paranavaí. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) a precipitação acumulada do mês foi de 61,6 milímetros. No mesmo período de 2021, foram 84,8 milímetros. A média histórica é de 102,5 milímetros.
Os cálculos apontam déficit de até 50% de chuvas nas regiões Noroeste e Norte do Estado em relação à média histórica. Maio teve condições de tempo mais secas, com resfriamentos significativos. “O ar frio foi intenso na segunda quinzena, impulsionado pela tempestade subtropical que afetou o Sul do Brasil nos dias 17 e 18”, aponta o meteorologista Lizando Jacóbsen.
A manhã de 18 de maio teve a menor temperatura do ano em Paranavaí, com os termômetros marcando 6,1 graus.
As previsões do Simepar indicam que em junho as precipitações devem se concentrar nesta primeira quinzena, impacto da frente fria que atua sobre o Paraná de forma semiestacionária, quando permanece no mesmo lugar por determinado período.
“Com a proximidade do início oficial do inverno, no dia 21, teremos mais facilmente a entrada de massas de ar polar e consequentes resfriamentos um pouco mais intensos para o Paraná”, diz Jacóbsen. Assim, o tempo seco deve predominar principalmente durante a segunda metade de junho.
Previsão do tempo – Conforme os prognósticos do Simepar, depois de dias de céu encoberto por nuvens, o tempo volta a abrir em Paranavaí nesta sexta-feira (3), e as temperaturas variam de 14 a 24 graus. Céu claro também no sábado (4) e no domingo (5), com termômetros marcando de 15 a 25 graus.
Na próxima semana, há previsão de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva, de terça a quinta-feira. O site do Simepar (www.simepar.br) indica a possibilidade de queda brusca de temperatura no sábado (11), com mínima de 6 graus. Para domingo (12), são esperados apenas 3 graus.