REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Plano Municipal de Arborização é uma ferramenta de planejamento que descreve as ações de gestão, implantação, manutenção e monitoramento das árvores do meio urbano. No Noroeste do Paraná, o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica) tem investido na elaboração do documento e já intermediou o processo em Mirador e São João do Caiuá.
Para chegar ao Plano Municipal de Arborização é preciso fazer o levantamento de informações sobre as árvores existentes, com avaliações quantitativa e qualitativa. São identificadas todas as características, por exemplo, sanidade e situação física e estrutural. O documento inclui a indicação do manejo que deve ser aplicado e faz o georreferenciamento de cada árvore, com auxílio de equipamentos de localização.
O Plano Municipal de Arborização é referência para as tomadas de decisão em relação à área verde já existente e ao plantio de novas árvores. É baseado no Manual de Elaboração dos Planos de Arborização do Ministério Público do Paraná.
Em Mirador, o documento foi entregue por representantes do Cica ao prefeito Fabiano Travain no dia 1º de setembro. Da mesma forma, em São João do Caiuá o Plano Municipal de Arborização foi recebido pelo prefeito Stefan Pauka no dia 9 de novembro. Os planos serão analisados pelo Ministério Público, serão discutidos em audiências públicas, votados nas respectivas Câmaras de Vereadores e, enfim, instituídos como lei.
Até o momento, o Cica elaborou os dois planejamentos (Mirador e São João do Caiuá). Outros quatro municípios também solicitaram a confecção do documento, e a previsão é que recebam no próximo ano.