(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Inmet
Foto: Reprodução/Inmet

PERIGO POTENCIAL

Cidades do Noroeste entram em alerta para possibilidade de tempestades, diz Inmet

A região Noroeste do Paraná entrou na lista de setores com perigo potencial para ocorrência de tempestades nesta segunda-feira (29). O aviso meteorológico que alerta para a possibilidade de temporais tem início na tarde desta segunda, por volta das 18h, e se encerra nesta terça-feira (30), às 10h. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), grande parte desta segunda-feira terá o predomínio de sol e céu claro. As máximas superam os 24 °C em todas as regiões e, no Noroeste, as temperaturas podem ultrapassar os 35 °C.

Porém, a partir da tarde, o aquecimento intenso somado à disponibilidade de umidade no ambiente favorece a sensação de abafamento e a formação de nebulosidade. “Esses fatores criam condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva irregulares, incluindo temporais localizados. Além disso, não se descarta a possibilidade para queda de granizo pontual”, prevê o instituto meteorológico. 

As condições levaram o Inmet a emitir alerta sobre o perigo de tempestades em grande parte do estado, incluindo Paranavaí e municípios do Noroeste. Há possibilidade de chuvas volumosas, entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. 

Dicas de segurança 

O Inmet compartilha instruções para que todos se mantenham seguros em meio a tempestades: 

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Compartilhe: