O atual cenário econômico brasileiro não é dos melhores. A estagnação da economia e o “furo” no teto de gastos com o Auxílio Brasil trouxe pessimismo para alguns analistas e investidores. Por outro lado, a injeção de dinheiro por parte do governo com o auxílio emergencial e a retomada econômica traz grandes esperanças para os comerciantes melhorarem suas vendas e para os consumidores economizarem com a edição da Black Friday deste ano.
A Black Friday de 2021 promete ser ainda maior do que a de 2020, que mesmo durante a pandemia e uma crise econômica conseguiu movimentar 76,50% dos brasileiros a realizarem compras na data, segundo dados da Conversion, empresa especializada em SEO. Somente na internet, as vendas na data bateram recorde no país, movimentando ao todo quatro bilhões de reais, um aumento de 25% em relação a 2019, segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen.
Na edição deste ano, que acontecerá em 26 de novembro, espera-se que 87,75% dos brasileiros aproveitem a data para realizarem compras tanto de produtos no varejo on-line quanto nas lojas físicas, conforme pesquisa realizada pela Conversion. Pensando nessa alta demanda, a Zippi, fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos, separou cinco dicas para quem deseja aproveitar a Black Friday para economizar de verdade, sem precisar comprometer o orçamento.
Comece a monitorar os preços dias antes: Para se certificar que o desconto oferecido em um produto ou serviço realmente vale a pena, é importante ficar de olho na variação de preços. Uma boa dica é fazer uma pesquisa bem antes da Black Friday dos valores dos produtos que pretende adquirir para que tenha certeza que, de fato, os descontos foram aplicados e então, basta aproveitar as promoções e oportunidades oferecidas na data.
Compre somente aquilo que você realmente quer: Durante esta época do ano somos bombardeados por uma avalanche de ofertas, mas para não se endividar é preciso priorizar as suas necessidades. Uma dica é fazer uma lista dias antes da Black Friday com tudo que você precisa ou deseja anotado. Assim, você evita cair na tentação com algo que, na verdade, não queria ou não era sua prioridade.
Não seja vítima de golpes: Para evitar dores de cabeça com possíveis armadilhas, é importante ficar atento com a reputação da loja em sites de confiança e reputação como o Reclame Aqui ou o Procon, além de verificar se o site é seguro e possui o “https” na frente e o símbolo do cadeado ao lado do endereço. E, acima de tudo, desconfie de promoções que pareçam muito boas para ser verdade.
Não gaste mais do que pode: Mais de 70% dos brasileiros possuem o hábito de parcelar suas compras no cartão de crédito, segundo dados deste ano da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.
O que não costuma ser diferente na Black Friday. Portanto, um cuidado especial é pensar bem o quanto quer e pode investir em uma compra, pois o risco com a inadimplência é alto e, diante de descontos agressivos, muito tentador. Ou seja, não adianta esperar até esta data para comprar um produto, sem ter o valor para o pagamento e entrar num ciclo negativo, uma verdadeira bola de neve.
A Zippi ressalta ainda que o ideal é nunca gastar mais do que pode pagar, porque um dia a fatura vai chegar. Para quem trabalha por conta, por exemplo, uma dica é adquirir um meio de pagamento condizente com a sua fonte de renda como um cartão de crédito semanal. Assim, logo que a pessoa recebe o valor por um serviço determinado,já pode pagar a fatura, sem se enrolar em dívidas.
Adiante as compras do natal: Uma forma de economizar nos gastos de final de ano é aproveitar a Black Friday para realizar algumas compras, já que perto do Natal e Ano Novo quase tudo fica bem mais caro. Entretanto, é importante lembrar que se você não tiver condições, não é necessário se endividar já que existem outros eventos e oportunidades de desconto ao longo do ano, como a Semana do Brasil em setembro e a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday.
Sobre a Zippi
A Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.
Sobre o André Bernardes
André Bernardes é co-fundador e CEO da Zippi. Antes de empreender, o executivo trabalhou na área de produtos estruturados no Merrill Lynch, um banco de investimentos internacional, onde permaneceu por mais de seis anos, e ainda na fintech MoneyHero, em Hong Kong. André é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- EAESP) e cursou MBA sobre Empreendedorismo e Tecnologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês, localizado nos EUA).
Contatos para a imprensa – Fala Criativa
Joice Martins – joice.martins@falacriativa.com.br| (11) 96702-3127