Manter o ritmo de vendas no carnaval pode ser um desafio, mas a Sinch, empresa de mensageria na nuvem, que está presente em 100% dos celulares no mundo, traz cinco dicas que, sendo bem aplicadas, podem dar uma turbinada nos resultados. Tudo começa com uma comunicação direta com os consumidores, por meio de campanhas baseadas no disparo estratégico em massa de mensagens.
Esta estratégia, bem aplicada, oferece uma taxa de abertura de mensagens especialmente alta, podendo ultrapassar os 90% em alguns casos. Ainda de acordo com dados do departamento de pesquisa da Statista, plataforma online especializada em dados de mercado e consumidores, revelam que cerca de 99% dos proprietários de smartphones que no Brasil disseram ter o WhatsApp instalado em seus dispositivos móveis.
Seja via SMS ou WhatsApp, a automação de mensagens tem apresentado uma boa taxa de abertura, uma vez que possuírem a capacidade de serem adaptáveis aos mais variados tipos de aparelhos. É também uma opção de baixo investimento, tornando-a uma das mais atrativas dentro do universo do Marketing Digital.
Siga as essas cinco dicas:
#1 Adeque as mensagens ao momento
Personalizar a comunicação, trazendo toda a descontração do Carnaval para o texto é muito importante, mas deve estar adequada para o público-alvo, para assim chamar atenção e ao mesmo tempo mostrar empatia com o perfil do consumidor. Assim como uma boa fantasia, uma comunicação bem direcionada e personalizada ajuda a fomentar uma imagem positiva, criando uma conexão durável com o público.
#2 Faça campanhas segmentadas por região:
Usar recursos que garantam engajamento e personalização com o seu consumidor durante a folia é sucesso na certa. Por isso, enviar mensagens de acordo região e cultura local pode ajudar muito uma marca a ser vista no momento certo, pelo público certo.
Criando a segmentação por geolocalização atrelada a uma campanha de SMS Marketing, é possível ter uma taxa de abertura maior, uma vez que a mensagem trará uma informação relevante para o público correto.
#3 Ofereça conteúdos interativos:
Se o carnaval é período de alegria, as marcas precisam entrar na brincadeira também: quanto mais se falar a língua do público, mais engajamento terá nas plataformas de comunicação. Utilizar as ferramentas já disponíveis no WhatsApp, como listas, vídeos, figurinhas e outros recursos que os consumidores possam interagir é uma boa opção.
Memes também são bem-vindos, afinal, eles geram engajamento, seja pela imagem, música ou texto. Trazer um conteúdo descontraído para o consumidor ajuda na conexão dele com a sua marca, mesmo depois que acabar a folia.
#4 Aproveite para comunicar horários de funcionamento específicos:
Neste carnaval, procure manter seus clientes informados acerca do horário de seu funcionamento durante as festividades. O uso de mensagens sobre horários de funcionamento especial deve ser parte da estratégia, justamente por possibilitar que os clientes possam programar suas visitas com antecedência e evitar frustrações causadas por mudanças repentinas.
#5 Utilize vídeos personalizados:
O envio de mensagens personalizadas para SMS e Whatsapp precisa fazer parte de uma estratégia para a comunicação com o consumidor, mas quem quiser e puder investir em vídeos personalizados, dá alguns pontos de vantagem na relação com o cliente. Esse tipo de conteúdo é novidade do mercado e produzido por meio de dados primários, obtidos através do banco de dados da empresa, assim, é possível criar uma mensagem de acordo com o perfil do cliente, na hora e na plataforma em que ele está aumentando a retenção e o engajamento, inclusive pelo uso de chatbots.
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