O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em articulação com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR), divulgou nesta segunda-feira (27) a lista de 82 municípios que serão contemplados com veículos destinados a ações de atendimento e promoção de políticas públicas para mulheres. Na região as cidades contempladas são Inajá, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Planaltina do Paraná e São Carlos do Ivaí.
A iniciativa integra as ações estratégicas de fortalecimento da rede municipal de enfrentamento à violência e promoção da igualdade de gênero, assegurando mais mobilidade, alcance e eficiência na execução das políticas públicas voltadas às mulheres.
Em março deste ano, a Semipi já havia feito a entrega de 72 veículos a municípios com OPMs (Organismos de Políticas para Mulheres) ativos. Considerando a evolução da gestão municipal das políticas para as mulheres e o aumento da demanda por estrutura e mobilidade, se buscou novos recursos para contemplar mais cidades, alcançando o total de 82 novos veículos. Para viabilizar essa expansão, foi publicada a Resolução n.º 146/2025, que reabriu o processo de habilitação e ampliou o alcance da política estadual de fortalecimento dos Organismos.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que esta iniciativa simboliza o compromisso do Governo do Paraná em estruturar as políticas para mulheres em todas as regiões. “Esses veículos significam mais do que infraestrutura, pois incentivam a autonomia, presença e cuidado. Cada entrega fortalece a rede de proteção e garante que as políticas cheguem aonde as mulheres estão, com mais rapidez e qualidade no atendimento”, afirmou.
Programa – O repasse dos veículos faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O objetivo é valorizar as gestões locais que promovem políticas de equidade de gênero e contribuir para que mais mulheres tenham acesso a serviços de apoio, proteção e inclusão social.
Os veículos doados serão utilizados na estruturação das secretarias ou coordenadorias da mulher, bem como no reforço de serviços como Centros de Referência e Atendimento à Mulher (CRAMs), unidades de acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos, programas de empregabilidade, capacitação e iniciativas de autonomia econômica.































