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DEBATE

Cinco tendências para a educação em 2022

*Guilherme Camargo, CEO da Sejunta

A pandemia, sem dúvidas, impactou profundamente o setor educacional e o trabalho dos responsáveis pela gestão escolar. Primeiro, foi necessário fazer uma migração emergencial para o ensino remoto, adequando estratégias, rotinas e currículos. Depois, na medida do possível, os encontros presenciais foram retomados aos poucos, exigindo nova adaptação.

Agora, muitas escolas estão trabalhando em regime híbrido, mas ainda precisam lidar com várias questões em aberto: o ensino  totalmente presencial. Como planejar o próximo ciclo letivo? Que novos desafios a gestão escolar encontrará em 2022?

Abaixo, cito as 5 principais tendências educacionais para o próximo ano.

  1. Investimento – As tecnologias móveis foram adotadas, em grande volume, por escolas de todo o mundo. No entanto, sem o desenvolvimento continuado dos educadores, sem a integração efetiva na prática pedagógica e sem a implementação adequada, pode trazer disfunções ao projeto das escolas. Com o cenário evidente, as escolas devem se apoiar em empresas especializadas, para que o investimento em tecnologia seja revertido em respostas e retorno de investimento.

  1. Implementação de metodologias – O ensino remoto exigiu que escolas e educadores adaptassem os processos de ensino e aprendizagem ou que adotassem novas estratégias para engajar os estudantes. As metodologias ativas, como o ensino híbrido, a aprendizagem baseada em projetos, e a gamificação poderão contribuir com um melhor contexto e superar os desafios do retorno às atividades presenciais. Educadores bem preparados para implementar as diferentes metodologias vão apoiar a escola a  ter sucesso na educação pós-pandemia.

  1. Personalização no processo de aprendizagem – Estudantes aprendem do seu próprio jeito e têm preferências e necessidades únicas. Respeitar as diferenças e utilizar tecnologias para apoiar as necessidades é um grande passo para melhorar os processos de ensino. O iPad, por exemplo, tem tecnologias assistivas de maneira nativa e permite imediatamente que as escolas apoiem os estudantes no processo de implementação das novas tecnologias, sem a necessidade de instalação de software e custos adicionais. A personalização do processo de aprendizagem é uma tendência forte, levando em consideração grande acesso a recursos cada vez mais pessoais.

  1. Desenvolvimento – Desenvolver um estudante que é capaz de pensar de maneira crítica, ser criativo e resolver problemas complexos é um dos grandes objetivos das escolas inovadoras para o futuro. Essas habilidades podem ser desenvolvidas dentro da escola, com o uso de recursos e tecnologias. Por meio da orientação de educadores, que podem apoiar no alcance destes objetivos, essas habilidades serão fundamentais para o profissional do futuro.

 

5.Inclusão – Tornar o estudante protagonista, permite que ele desenvolva diferentes habilidades, esteja mais engajado e absorva mais conhecimentos. De acordo com o relatório desenvolvido pelo Instituto Gallup (2019), 75% dos educadores afirmam que os estudantes aprendem melhor quando eles podem se expressar, ou seja, promover o protagonismo e a autonomia. A inclusão dos alunos nos processos de ensino tem um efeito transformador na maneira como os alunos interagem com o conteúdo.

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