Aleksa Marques
Da Redação
Considerada a maior do Paraná, a 41ª edição da Semana Literária Sesc acontece durante toda a semana simultaneamente em 27 diferentes municípios do Paraná. Ontem (13) crianças e adolescentes de diferentes escolas puderam assistir e debater sobre o longa-metragem do Canal Brasil “Historietas Assombradas”.
O foco foi trazer a importância do cinema como indústria desde seu início com os irmãos Lumiére em 1895 até os dias atuais. “O cinema faz parte de nossas vidas e está presente em séries, desenhos e filmes. Tudo isso vem do cinema e nossos jovens precisam saber”, disse o técnico de atividades do Sesc, Edson Godinho.
Durante o debate, os participantes puderam aprender mais sobre o surgimento do cinema, de todo o processo do filme quadro a quadro, dos primeiros aparatos e dos primórdios com o show de mágica.
Édson reforça que o caráter da semana é justamente trazer essa temática que está demonstrada também na exposição no início da unidade de Paranavaí. Além disso, apontou a importância da tecnologia que permitiu quebrar territórios e levar as informações para outros lugares, além da exaltação de produções audiovisuais nacionais.
Outro ponto importante destacado por Edson é a integração entre a comunidade. Em uma única exibição, por exemplo, o Sesc consegue reunir crianças, adolescentes, pessoas com deficiências e idosos. “Isso é muito produtivo e as pessoas conseguem se sentir acolhidas”, completou.
Paranavaí é uma cidade com diversos aparatos culturais e, eventos como a Semana Literária, reforça o interesse da população por temas relevantes como estes. Amante das artes, o técnico reforça a alegria em poder proporcionar a estas crianças e adolescentes um mundo novo e cheio de diferentes possibilidades.”É a realização de um sonho e a Semana acontece para encerrarmos as atividades do ano todo com chave de ouro”, finalizou.
A programação completa está disponível no site oficial do evento em www.sescpr.com.br/semanaliteraria e você ainda pode participar das diversas atividades como saraus, debates, mesas-redondas, exposições, lançamentos de livros, palestras, apresentações artísticas e mais.