Do Nordeste ao Sul do Brasil, o final de semana de futebol foi movimentado por diversos clássicos regionais. Jogos que aconteceu de tudo um pouco, zagueiro que foi para o gol, empate no último minuto, viradas nos placares e provocação entre torcidas.
A rodada recheada de clássicos nos campeonatos estaduais começou ainda no sábado (17). No Nordeste em jogo de seis gols, Fortaleza e Ceará empataram em 3×3 na Arena Castelão. Com o resultado as duas equipes terminaram da a primeira fase do Cearense na liderança dos seus respectivos grupos e já estão classificados para a semifinal da competição.
Ainda no sábado, mas desta vez na Região Sul, o Avaí jogando fora de casa venceu o Figueirense por 2×1, em partida válida pela nona rodada do Catarinense. Gabriel Poveda, marcou os dois gols para o Leão da Ilha e Alisson descontou para o time alvinegro.
Com a vitória, o Avaí chegou a 14 pontos e ocupa a 3ª posição na tabela de classificação. O Figueirense vem logo atrás na 4ª colocação com 12 pontos.
Cheio de provocações entre as torcidas, o Vitória derrotou o Bahia por 3×2 no domingo (18), em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Baiano. A partida teve duas viradas no placar.
O Vitória saiu na frente com gol de Osvaldo. Thaciano e Everton Ribeiro, empatou e virou para o Bahia ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Osvaldo e Alerrandro decretaram a o triunfo do Leão.
Fora das quatro linhas, os torcedores do Vitória provocaram o Bahia com canto: “Cadê o City da Shoppe?” em referência a venda da SAF do Tricolor Baiano ao grupo Cit. Bandeira com os dizeres: “Temidos a ponto deles se recusarem dizer o nosso nome”, a frase faz referência ao hábito dos torcedores do Bahia não utilizarem a palavra “vitória” quando vencem um jogo.
No Rio de Janeiro, o Vasco venceu o Botafogo por 4×2, pela nona rodada da Taça Guanabara. O time da colina, que jogou fora de casa, venceu o clássico de virada. Com o resultado, o time vascaíno chega a 16 pontos e sobe para 4ª posição, enquanto os botafoguenses ficam com 14 pontos na 5ª colocação.
No Paranaense aconteceram dois clássicos. No Couto Pereira, Coritiba e Athletico Paranaense empataram em 1×1, pela 10ª rodada da primeira fase. Com o ponto conquistado, o Furacão chega a 22 e se mantém na liderança do campeonato. Já o Coxa, aparece na segunda posição com 20 pontos.
O Atletiba teve a participação um jovem atleta da Região Noroeste, Geovane Meurer. O meio-campista nascido em Graciosa, distrito de Paranavaí, entrou aos 14 minutos da primeira etapa do clássico para defender as cores do Coritiba.
Outro clássico do Paraná foi entre Maringá e Cianorte que empataram em 2×2, no Willie Davids. Com o empate, o time maringaense fica na 3ª colocação com pontos e o Cianorte na 5ª com 14 pontos.
Na quarta-feira (21), também no Willie Davids, o Cianorte recebe o Corinthians pela primeira fase da Copa do Brasil.
Mas antes de embarca para o Noroeste do Paraná, o time corintiano enfrentou o Palmeiras no domingo e de forma heroica foi buscar o empate nos últimos minutos. O clássico terminou com o placar de 2×2.
O Corinthians jogou parte do duelo com dois jogadores a menos e precisou improvisar um agueiro no gol. Gustavo Henrique foi o responsável por defender a meta Alvinegra, logo após Cássio ser expulso.