Professora, poetisa, empresária e uma das fundadoras da Academia de Letras e Artes (Alap), Cleuza Cyrino Penha será nome de rua em Paranavaí. Conforme aprovado em segunda discussão nesta segunda-feira pela Câmara de Vereadores, a Rua 11 do Jardim Morumbi passa a ser denominada Professora Cleuza Cyrino Penha. Ela faleceu em fevereiro de 2018 depois de décadas de atuação em Paranavaí, inclusive no aspecto social, auxiliando as pessoas mais humildes.
O projeto de lei que homenageia a escritora é de autoria do vereador Amarildo Geraldo Costa, que fez a defesa da tribuna. Jornalista e presidente honorífico da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, Chico Ramos, genro da popularmente conhecida como “Tia Cleuza”, encaminhou o seguinte texto de autoria do legislador:
“A história nos mostra que o comprometimento e a paixão de uma pessoa pelas causas sociais têm o poder de inspirar, motivar, fortalecer laços, realizar e transformar vidas e circunstâncias de uma comunidade.
Penso que assim poderíamos descrever a personalidade de Cleuza Cyrino Penha, carinhosamente chamada e reconhecida como Tia Cleuza, a quem esta Casa, sabiamente, por justo merecimento, já concedeu o título de Cidadã Honorária de Paranavaí.
Tia Cleuza era presença obrigatória e marcante, na linha de frente, de modo especial dos assuntos sociais, religiosos e culturais de sua querida Paranavaí.
Sua participação nos principais acontecimentos comunitários vai além dos relatos curriculares.
Poderíamos fazer lembrar do importante envolvimento de Cleuza Penha no Cursilhos de Cristandade, nos Cursos de Casais, Cursos de Noivos, na criação do Cecap, Interact, Rotaract, Rotary, Associação de Senhoras de Rotarianos, e nos movimentos culturais, entre outros.
Mas, a título de exemplos, me permitam, nobres colegas, mencionar dois casos:
O currículo que embasa este Projeto de Lei, técnico como deve ser, aponta a participação de Cleuza Penha na história do Femup.
Entretanto, quem conhece a história do nosso Festival sabe que o envolvimento de Tia Cleuza foi muito além:
Tia Cleuza ajudou a sonhar e materializar o Femup.
O currículo que embasa este Projeto de Lei, técnico como deve ser, relata as homenagens póstumas feitas a Cleuza Penha pela Academia de Letras e Artes de Paranavaí.
Entretanto, a história do envolvimento de Tia Cleuza com a Academia de Letras e Artes foi muito além:
Tia Cleuza inspirou, ajudou a sonhar e a materializar a Academia de Letras e Artes de Paranavaí.
Por tudo que representou para nossa Cidade, sinto-me honrado em submeter à apreciação plenária este Projeto de Lei que homenageia a memória de Cleuza Cyrino Penha com um dos nomes de rua de Paranavaí.”