BRUNO BRAZ
Da UOL/FOLHAPRESS
Vasco e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (16), a partir das 20h, em jogo de ida pela semifinal do Campeonato Carioca, com jogo de volta marcado para este domingo (20). A última vez que os times se enfrentaram pela semifinal do Campeonato foi há seis anos, e o confronto traz boas lembranças ao torcedor cruzmaltino. Num dos jogos mais marcantes dos últimos tempos entre os rivais, o time de São Januário levou a melhor vencendo por 2 a 0 num duelo que teve de tudo: desde provocações até mesmo a um “momento NFL”, proporcionado pelo clube rubro-negro e que acabou sendo um “tiro que saiu pela culatra”.
Na ocasião, um ex-assessor do clube da Gávea que era fã de futebol americano trouxe ao elenco a ideia de repetir a tradicional entrada em campo que os times deste esporte fazem nos Estados Unidos. O objetivo era demonstrar atitude, força e também cativar os mais de 44 mil torcedores que compareceram em peso na Arena da Amazônia, em Manaus.
Capitão da equipe na época, o zagueiro Wallace abraçou a ideia e ficou incumbido de carregar uma bandeira rubro-negra. A cena, muito marcante, pegou a todos de surpresa, uma vez que já naquele período havia o protocolo dos dois times entrarem em campo ao mesmo tempo.
Foi então que, enquanto os jogadores vascaínos ingressavam no gramado caminhando, o zagueiro puxou a fila do Flamengo correndo, sendo acompanhado pelos companheiros e deixando o rival para trás. Ao chegar nas quatro linhas, Wallace fincou a bandeira no centro do gramado, para delírio dos rubro-negros e desagrado dos vascaínos.
Quando a bola rolou, porém, o Vasco soube aproveitar melhor as oportunidades numa tarde iluminada do colombiano Riascos, que no primeiro gol deu dribles desconcertantes no zagueiro César Martins e no segundo deixou o dele, ainda que contando com uma ajuda primordial de Wallace.
“A gente estava já em fileira, esperando para entrar, quando o Wallace passou correndo com o time e fez aquilo da bandeira. Eu, na época era o capitão, nem precisei falar nada. Olhei para os ‘caras’ [companheiros de equipe] e todos estavam balançando a cabeça e eu sabia que não precisava falar mais nada. Ganhamos o jogo ali, incentivou a gente. Até hoje os vascaínos lembram disso”, disse Rodrigo em entrevista ao canal “Pilhado”, em 2018.
Na ocasião, após o jogo, o zagueiro Rodrigo utilizou o episódio da “NFL” para provocar o Flamengo.
“Quando eu falo que isso aqui é Vasco, eu não estou brincando não! Cadê esses gritinhos agora, hein? Não venha marcar território aqui não. Aqui é Vasco”, declarou o defensor, na ocasião, à Vasco TV.
A frase “Aqui é Vasco” acabou se tornando, inclusive, mosaico da torcida vascaína na final contra o Botafogo, no Maracanã, quando o elenco cruzmaltino acabou sagrando-se campeão.