O último dia de apresentações do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Alzira Mendonça contou com a presença de dona Benta, tia Anastácia, Narizinho, Emília e o doutor Caramujo. O Cmei fica localizado no Conjunto Habitacional Flávio Ettore Giovine no Jardim Ipê.
As crianças de 6 meses a 4 anos assistiram à releitura da história do Sítio do Picapau Amarelo e puderam experimentar o bolinho de chuva, famoso na história de Monteiro Lobato. Todos parte dos contos e lendas do Folclore Brasileiro.
A diretora do Centro Adriana Déa explica com o orgulho os trabalhos desenvolvidos durante todo o mês de agosto, o mês do Folclore, com os 150 alunos. “Os avós dos nossos aluninhos vieram contar histórias, trabalhamos as lendas e parlendas, os contos, brincadeiras como amarelinha, elástico, burquinhas, os doces da vovó e toda a parte lúdica e cultural que o Folclore traz para todos nós.”
Os professores colocam, literalmente, a mão na massa para fazer a imersão com as crianças na parte da alimentação. Teve bolo de milho feito pelas professoras além do delicioso bolinho de chuva. Adriana explica que é uma parte bem reforçada, pois os alunos levam os ensinamentos de alimentação saudável para casa, além da importância de se comer à mesa, em família”, explica.
Um desafio e tanto depois da pandemia do coronavírus: chamar a atenção das crianças e desenvolver as habilidades específicas em meio a tantas outras. “Todo esse tempo fora da escola foi muito difícil para nós educadores. Quando eu vejo esse lugar cheio de vida e as crianças aproveitando, dançando juntas, eu sei que estamos no caminho certo”, reforça a diretora do Cmei que já existe há 8 anos.
Secretaria – Adélia Paixão é secretária de Educação do município e esteve presente na encenação. Ela reforça a importância deste tipo de trabalho para o
desenvolvimento das crianças. “O Folclore trabalha, entre outros aspectos, a questão da oralidade e da escrita que são os focos nessa idade. A criança que trabalham essas questões agora, provavelmente terá um desempenho maior na produção de texto no futuro”, afirma.
Todos os anos, diversos temas são abordados nas escolas. Depois do Folclore, temas como a Independência do Brasil na Semana da Pátria, o Dia do Professor e o Dia das Crianças serão abordados com os alunos. Adélia reforça ainda o comprometimento de todos os funcionários e equipe pedagógica do centro de educação. “Sem eles não seria possível. Os professores são nossas preciosidades, em especial nesta etapa eles conseguem desenvolver tudo”, finaliza.