Em um momento em que o mercado imobiliário brasileiro movimenta bilhões de reais e se consolida como vetor de desenvolvimento econômico, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) chegou a Curitiba para dois dias de agenda estratégica, unindo tradição, inovação e reconhecimento institucional.
Na segunda-feira (1º), às 18h30, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) sediou uma sessão solene em homenagem às imobiliárias do estado. Um dos destaques foi a menção honrosa ao presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, referência nacional na valorização dos corretores, na promoção da segurança jurídica nas transações e na profissionalização do setor.
“Receber essa homenagem em meu estado de origem tem um significado especial. Ao longo dos anos, tive a honra de ser reconhecido em diversas partes do Brasil, mas ainda faltava o Paraná — o lugar onde tudo começou para mim. Este momento é, sem dúvida, o coroamento de todo o trabalho que temos desenvolvido à frente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, conduzindo com responsabilidade e dedicação os destinos da categoria em todo o país. Estar aqui hoje me engrandece e me enche de orgulho”, destacou afirma João Teodoro.
A sessão solene foi iniciativa da deputada estadual e 2ª Secretária da Alep, Maria Victoria (PP), que destacou a importância do setor imobiliário para a economia do Paraná. “Esta casa abre as portas para valorizar um dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento do estado. Prestigiamos o sistema Cofeci–Creci e homenageamos as mais antigas e tradicionais imobiliárias paranaenses. O setor imobiliário gera milhares de empregos diretos e indiretos, sendo fundamental para o Paraná”, disse a parlamentar.
Luiz Celso Castegnaro, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, lembrou que o estado conta com mais de oito mil imobiliárias e 33 mil corretores ativos. “Somos a peça central da união entre produção e consumo, movimentando os negócios imobiliários. Juntos, escreveremos novas páginas na história do sistema Cofeci–Creci.”
Entre os presentes estava também José Augusto Viana Neto, vice-presidente do Conselho Federal dos Crecis e presidente do Conselho Regional de São Paulo. “O corretor desempenha um papel fundamental na economia. Agradecemos à Alep pelo reconhecimento ao nosso trabalho”, declarou.
O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), que também atua como corretor de imóveis, reforçou a relevância da categoria. “A construção civil é uma grande geradora de empregos, e o crescimento depende da venda, realizada por vocês, corretores”, afirmou.
“A valorização da categoria caminha lado a lado com a evolução das cidades e do mercado. O corretor de imóveis é um agente de transformação urbana, social e econômica”, conclui João Teodoro.