Uma noite de festa, muito simbólica representando a virada e apontando novos desafios na vida de jovens que concluíram o ensino fundamental (9º ano). Assim pode ser resumida a formatura das turmas “A” e “B” da Escola Estadual Curitiba de Paranavaí, realizada na noite da última segunda-feira no salão de Eventos São José de Cluny – Casa da Criança. Autoridades, lideranças, pais, familiares e demais convidados compartilharam os momentos de emoção.
Abrindo as atividades da noite especial, a professora Ana Betina Klass, diretora da Escola Curitiba, falou da importância da etapa vencida pelos estudantes. Citou as novas fases e desejou sucesso aos agora ex-alunos. Lembrou que os estudantes ficam para sempre na lembrança e reiterou votos de que sigam a vida escolar e superem os desafios que certamente virão.
Palavras de otimismo e fé na educação também foram proferidas pela professora Gisele Adriano, da equipe do Núcleo Regional de Educação, representante do chefe Emerson Branco. A professora destacou o trabalho de todos os profissionais da educação na formação dos jovens.
Ex-aluna da Escola Curitiba, a professora/doutora Helen Cristina de Oliveira Vieira falou sobre a importância de acreditar no potencial e estudar um pouco a cada dia. Ele pediu que os alunos continuem superando desafios, pois a educação é o caminho para dias melhores.
Editor-chefe do Diário do Noroeste, Adão Ribeiro, também egresso da Escola Curitiba (turma 1979/1986), destacou a importância de pensar sobre a existência, a partir da realidade material, “com base na experiência viva”, como propõe a filósofa Hannah Arendt (1906/1975). Citou ainda a delicadeza do ambiente escolar e o engajamento de toda a equipe de profissionais da educação.
O professor Alessandro Maria Cruz (Tato), instrutor da Fanfarra da Escola Estadual Curitiba, liderou as apresentações musicais realizadas pelos estudantes. Momento de emoção, coroando o encerramento de um ano letivo muito especial, o primeiro da Escola Curitiba no formato de educação em tempo integral.
Destacam-se ainda as participações: professora Mari Tatiane De Col, diretora auxiliar; Luciana Costa da Silva, secretária; pedagogas Sônia Maria e Hélita Moreira, Leonor Maria de Carvalho Scharf; professora Cristiane Maria; tesoureira da APMF, Clarice de Lourdes Moreno; e Maria Cristina Costa, representando os agentes educacionais.
(Texto: Adão Ribeiro)