Pensando em estimular os cuidados com a saúde mental e promover a valorização da vida, o Colégio Bonaparte, de Paranavaí, realizou ações com os estudantes ao longo deste mês, ligadas à campanha Setembro Amarelo. O objetivo era provocar debates saudáveis, apresentar a realidade e propor soluções, mostrando que as dificuldades não precisam ser enfrentadas de forma solitária.
Por meio de reflexões e conversas com psicólogos, o colégio abriu espaço para que os alunos aprendessem sobre a importância do autocuidado, da empatia e do respeito mútuo, visando a qualidade de vida de todos. Algumas das estratégias adotadas ainda ensinaram como identificar e agir quando alguém se apresenta em sofrimento emocional.

Foto: Divulgação
Dentre os diferentes temas abordados, o bullying foi um dos principais assuntos debatidos. A questão, ainda muito presente no dia a dia dos jovens de diferentes faixas etárias, é uma queixa que pode afetar fortemente a saúde emocional de muitos estudantes. “Com reflexões, buscamos orientar os estudantes sobre a importância de olhar para si com cuidado e reconhecer seus próprios limites, mas também de acolher o outro, exercitando a escuta, a compaixão e o apoio mútuo”, explicou a instituição.
As atividades do Setembro Amarelo envolveram estudantes dos ensinos Fundamental e Médio do Colégio Bonaparte, respeitando as especificidades de cada faixa etária. Como espaço de aprendizagem, a instituição busca proporcionar o cuidado com o bem-estar dos alunos, especialmente em fases delicadas do crescimento. “Falar é um ato de coragem e cuidar da vida é responsabilidade de todos nós”.

SERVIÇO
Colégio Bonaparte
Endereço: Rua Souza Naves, 2120, no Centro de Paranavaí
Telefone/Whatsapp: (44) 3045-5156 | (44) 9 8822-3518
Facebook: Colégio Bonaparte
Instagram: @colegiobonaparte