A turma do oitavo ano do Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal visitou o Diário do Noroeste na tarde de hoje (30). A professora Ana Cristina trabalhou em sala de aula técnicas de reportagem e produção de texto e agora, com o jornal em mãos, ficará mais fácil para os alunos assimilares o conteúdo. “Muitos deles não têm a rotina de ler o jornal, por isso a importância de apresentar a eles esse mundo”, comentou. A professora irá trabalhar conceitos da língua portuguesa, a estrutura da página montada, títulos, além de formas de se contar uma história.
Marcos Augusto, de 14 anos, ficou encantado ao ver edições impressas de anos atrás. Assuntos como economia e carros antigos e as propagandas veiculadas chamaram atenção do jovem, que ficou com dúvidas sobre a produção das matérias e compartilhou com seus colegas de turma. Ele disse que passeios assim são interessantes e despertam a vontade de aprender. “A gente consegue entender o que a professora ensina em sala de aula, vendo o jornal, pegando na mão e sentindo o cheiro. Eu gostei muito.”
Da mesma forma, o monitor Marcelo Barbosa ressalta a importância do Diário do Noroeste como memória da cidade e recordação de acontecimentos. “Tenho guardado diversos arquivos de quando eu saí no jornal. Vamos participar do desfile de 7 de setembro e eu me lembro de ver no Diário por vários anos. É muito importante”, comenta. Além disso, Marcelo falou da leitura como forma de desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes e como isso ajuda no desenvolvimento de textos e na formação de opinião.
Adão Ribeiro, chefe de redação do DN, conduziu o passeio e explicou sobre produção, rotina e desafios diários e contou histórias que marcaram época. Da mesma forma, destacou a essência da leitura como fonte de informação e sabedoria para os estudantes. “É importante que os jovens tenham acesso aos conhecimentos e, a partir de então, sigam o caminho que julgarem mais importante.”
Os alunos conheceram também o antigo parque gráfico onde rodavam os jornais até 2019. As máquinas enormes chamaram a atenção de todos os estudantes que questionaram sobre a produção e métodos de impressão.