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Em Paranavaí, consulta à comunidade será feita no Colégio Curitiba
Foto: Reprodução/internet
Em Paranavaí, consulta à comunidade será feita no Colégio Curitiba Foto: Reprodução/internet

NOROESTE

Colégios estaduais de Paranavaí e Cruzeiro do Sul anunciam consulta pública sobre o programa Parceiro da Escola

REINALDO SILVA

Da Redação

O Núcleo Regional de Educação de Paranavaí informa que haverá consulta pública sobre o programa Parceiro da Escola nos dias 6, 7 e 9 de dezembro. A votação será aberta para pais e responsáveis, estudantes maiores de 18 anos, professores e funcionários dos colégios estaduais Curitiba (Paranavaí) e Dr. Romário Martins (Cruzeiro do Sul).

Parceiro da Escola é uma iniciativa do governo do estado, que propõe a otimização da gestão administrativa e de infraestrutura das instituições de ensino. O processo se dá a partir de parcerias com instituições especializadas em gestão educacional.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o objetivo é permitir que diretores e gestores se concentrem mais na qualidade educacional, desenvolvendo metodologias pedagógicas, treinando professores e acompanhando o progresso dos alunos.

Os horários de votação nas duas escolas da Região Noroeste serão os seguintes:

Sexta-feira (6) das 8h às 20h30

Sábado (7) das 8h às 17h

Segunda-feira (9) das 8h às 20h30.

Em todo o Paraná, aproximadamente 200 escolas devem participar da votação, cabendo à comunidade escolher se a proposta será implementada ou não.

PROGRAMA POLÊMICO – Parceiro da Escola é um programa polêmico. Ainda no primeiro semestre deste ano, quando passou por votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a proposta do governo do estado desagradou parte dos professores e dos profissionais da educação.

Liderada pela APP-Sindicato, a categoria entendeu que a iniciativa resultaria na privatização da educação. À época, a entidade sindical questionou o uso do dinheiro público para custear serviços prestados por empresas privadas. Os educadores temem que haja um desmonte da escola, com desvalorização dos profissionais e precarização do ensino.

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