O ministério do anjo Gabriel
Lucas 1:19 – Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas novas.
Em toda a Bíblia Sagrada, somente dois anjos são mencionados pelo nome: Miguel e Gabriel.
Gabriel pode muito bem ser denominado de o anjo das boas notícias, o comunicador de boas novas da parte de Deus. Nas quatro vezes em que ele é mencionado na Bíblia, pelo nome, sua mensagem sempre esteve relacionada com a proclamação de algo novo, estupendo, de esperança, de notável e transcendental importância, e de alcance eterno.
A primeira aparição do anjo Gabriel foi ao profeta Daniel, ainda no reinado do rei Belsazar, e estava relacionada com a profecia das duas mil e trezentas tardes e manhãs (Dn 8:1, 14, 16).
A segunda intervenção de Gabriel, também a Daniel, aconteceu no primeiro ano do reinado de Dario, o rei da Medo-Pérsia (Dn 9:1, 21).
A terceira manifestação do anjo Gabriel, já no Novo Testamento, foi ao sacerdote Zacarias para anunciar-lhe que bem logo ele seria pai de um menino que deveria chamar-se João, que veio a ser João Batista.
E a quarta e última vez que Gabriel se revelou pelo nome, foi para anunciar a Maria e ao mundo a maior demonstração do amor de Deus em favor da humanidade condenada, o nascimento de Jesus (Lc 1:26-33).
É maravilhoso e significativo “que o anjo que ocupa, em honra, o lugar abaixo do Filho de Deus, seja o escolhido para revelar os desígnios de Deus a homens pecadores” (O Desejado de Todas as Nações, p. 99).
Tenho plena convicção de que o anjo que removeu a pedra da sepultura de Jesus foi Gabriel, o mais categorizado dos anjos. Este mensageiro é o que ocupa a posição da qual caiu Satanás. Fora, ainda, aquele que nas colinas de Belém proclamara o nascimento de Cristo” (ibid., p. 779, 780).
Além do mais, “foi Gabriel, o anjo que ocupa a posição imediata à do Filho de Deus […] que Cristo enviou a revelar o futuro ao amado João”, quando exilado na Ilha de Patmos, e cujas visões ele relatou no livro do Apocalipse (ibid., p. 234).
Essa é apenas uma parte do que sabemos sobre o ministério do grande anjo Gabriel, sempre trazendo, da parte de Deus, mensagens de esperança, de conforto e de boas-novas de salvação para toda a humanidade.
Reflita sobre isso no dia de hoje e ore agora:
Mais uma vez, Pai, queremos agradecer pelo ministério dos anjos, portadores de boas notícias, protetores, guardadores de nossa vida. Muito obrigado, Senhor! Em nome de Jesus, amém!