Todo o estado do Paraná está em alerta, a dengue vem avançando entre os municípios paranaenses. Em Porto Rico já são 12 casos confirmados. Para que a doença não se espalhe, a Vigilância Sanitária está intensificando o trabalho em toda a cidade
Para que a dengue não avance na cidade é vital o apoio dos moradores, que devem eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. É necessário limpar os seus quintais, terrenos, piscinas, vasos e recipientes que possam acumular água. De janeiro até o início de fevereiro foram registradas 50 notificações.
“Estamos em situação de alerta com as chuvas e o calor dos últimos dias, e pedimos o apoio da população para manter os quintais limpos”, alertou Andréia Crespilho, chefe da Vigilância Sanitária e Combate a Endemias.
Os agentes de combate à dengue estão trabalhando incansavelmente no combate ao mosquito e reforçam o pedido de apoio da população para deixarem os quintais limpos. O trabalho de barreira sanitária com a aplicação de veneno para eliminar o mosquito já vem sendo realizado no perímetro urbano.
Andréia frisou que os focos estão sendo encontrados nas casas no perímetro urbano da cidade, onde os moradores devem redobrar os cuidados com a limpeza dos quintais, e eliminar quaisquer recipientes que possam acumular água parada. As obras e piscinas também devem passar por limpeza frequente.
Existem ainda os moradores que não deixam os agentes realizarem o trabalho de fiscalização e eliminação dos focos da dengue. Lembrando que colocar em risco a saúde pública caracteriza crime e os responsáveis podem ser acionados judicialmente.
“Caso o morador não deixe nossos agentes entrarem no quintal estaremos acionando a polícia para acompanhar a fiscalização, como determina a Lei”, destacou Crespilho.