(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

INVERNO

Com -7,8°C, quarta-feira teve menor temperatura do ano no Paraná

Nesta terça-feira, o segundo dia desta nova onda de frio, mais 23 estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e três do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram a menor temperatura de 2025 até o momento no Estado. Entre elas está Curitiba, que teve a primeira temperatura negativa desde julho de 2021.

Foram 20 estações registrando temperaturas negativas, com destaque para General Carneiro, do Inmet, que teve a menor temperatura de 2025 em todo o Estado até o momento: -7,8°C. Valor muito próximo da temperatura mais baixa já registrada pelas estações meteorológicas instaladas no Paraná em toda a história: -7.9°C, em 20 de julho de 2021, também em General Carneiro.

Como o vento estava constante em 37 das 48 estações do Simepar, a sensação térmica foi negativa. O índice de frio foi mais intenso em Francisco Beltrão (-7.3°C), distrito de Entre Rios, em Guarapuava (-6.9°C), Jaguariaíva (-6.3°C) e Pinhão (-6.1°C).

Sensação térmica – De acordo com o meteorologista do Simepar Lizandro Jacobsen, sensação térmica é um termo usado em meteorologia para representar a temperatura que realmente o nosso corpo sente. “Em épocas de calor, é feito o cálculo baseado na umidade relativa e na temperatura do ar. Quanto mais alta a temperatura e quanto maior a umidade relativa, maior é o índice de calor, ou sensação térmica”, afirma.

Já no inverno, em episódios de intensos resfriamentos, é quando a temperatura está mais baixa e com bastante vento. O fator vento influencia diretamente nessa condição, tanto que quanto maior for a velocidade do vento, menor é a sensação térmica. Ou seja, são inversamente proporcionais. Quanto a temperatura mais baixa e maior vento, teremos maior sensação de frio.

Mudanças no tempo – “Nesta quinta-feira temos a volta das chuvas ao Estado, começando pelas regiões Oeste e Sudoeste, avançando para as demais regiões ao longo do dia. No Leste, na Região Metropolitana de Curitiba, essas chuvas chegam entre o final da tarde e a noite de quinta-feira”, detalha Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

Com a chuva, na quinta-feira e na sexta-feira o frio diminui um pouco e o tempo segue instável, com baixa amplitude térmica, principalmente na metade Sul paranaense. Pode ocorrer chuva a qualquer hora do dia, e haverá muita nebulosidade.

Estão previstas tempestades localizadas (principalmente na quinta-feira) e os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste do Estado. Na faixa Central do Paraná também podem ocorrer acumulados de chuva por volta de 50 mm e nas áreas de divisa com Santa Catarina, acumulados podem chegar aos 80 mm.

Paranavaí teve a mínima de 4,6ºC nesta quarta-feira, enquanto a mínima de terça-feira chegou a 2,7º. A sensação térmica desta quarta chegou a 1,3º.

Compartilhe: