Adão Ribeiro – Da Redação
Alexandre Curi (PSD) é um jovem deputado estadual e já longevo: está no sexto mandato, duas vezes o mais votado. Primeiro- secretário da Assembleia Legislativa (Alep), Curi está na lista dos possíveis candidatos a governador do Estado em 2026 para suceder Ratinho Júnior. Ele visitou o Diário do Noroeste no último sábado, antes de presidir a reunião dos deputados estaduais na ExpoParanavaí, a chamada Assembleia Itinerante.
Alexandre é neto do deputado Aníbal Khuri, falecido em 1999, que por muitas legislaturas foi presidente da Alep. O atual parlamentar lembra que iniciou sua trajetória trabalhando com o avô na condição de voluntário. Depois, foi vereador em Curitiba e deputado estadual.
Sobre a eventual candidatura ao Governo, prefere a cautela, mas mantém o discurso de que está aberto para as conversações. Ele cita que dentro do grupo político existem outros nomes, inclusive o do vice-governador Darci Piana.
Na visita, o também deputado Soldado Adriano José avalizou a eventual candidatura de Curi e até pensou na dobradinha de Alexandre para o Governo do Paraná e Ratinho Júnior para presidente da República.
COMPROMISSOS
Sobre compromissos com a Região Noroeste, Curi lembrou que os esforços estão concentrados para a duplicação da BR-376, trecho de Paranavaí a Nova Londrina. Citou que o modelo em curso para as rodovias é de concessão e não de pedágio como o anterior. Na prática, significa que há condições para fazer a duplicação.
O mesmo exemplo se aplica ao pleito regional de duplicação do trecho da PR-28 entre a sede de Paranavaí e o distrito de Graciosa. Hoje a via é de pista simples e com dificuldades de acostamento, o que torna uma simples viagem muito perigosa. Sem contar que a área concentra grandes empresas e vasto fluxo de caminhões de carga.
Por fim, o deputado lembra a economia feita pela Alep ao devolver R$ 100 milhões aos cofres do Poder Executivo, possibilitando o incremento de verbas para a educação infantil.