Luciana Saito Massa palestrou para dezenas de produtoras rurais e falou sobre a necessidade da busca de conhecimento para fortalecer o trabalho desempenhado por elas
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Dezenas de produtoras rurais tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos acerca das atividades agrícolas e do trabalho no campo durante um evento promovido nesta segunda-feira (10) na 53ª ExpoParanavaí. A segunda edição do Encontro Mulheres do Agro levou até as agricultoras informações que impactam diretamente o dia a dia e lembrou a importância da presença feminina no segmento.
Convidada especial do dia, a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, ministrou uma palestra sobre o reconhecimento do trabalho da mulher no campo. Ela, que também tem origem rural, fez questão de lembrar que, há décadas, muitas agricultoras pelo país vêm desempenhando o papel principal dentro das propriedades rurais. Contudo, o trabalho só começou a ganhar notoriedade recentemente.
Durante a fala, Luciana comentou sobre a necessidade da busca de conhecimento para o desenvolvimento e aprimoramento do trabalho de cada uma. No entanto, na visão da primeira-dama, o acesso à informação de qualidade nas zonas rurais ainda é dificultoso e prejudica o crescimento pessoal de muitas mulheres.
Em entrevista ao Diário do Noroeste, Luciana ainda considerou o machismo outro obstáculo enfrentado por esse público. “Por eu vir da zona rural, eu acho que sair desse momento que eu estou vivendo e não ter esse olhar com o público que um dia eu já fui seria um desaforo. Eu acho que a minha posição é incentivá-las a cada vez mais ir em busca de conhecimento. O conhecimento é libertador na vida de qualquer pessoa. Essas mulheres do agro precisam se despertar desse reconhecimento, dessa valorização, e eu acho que é um papel meu mostrar para elas o quanto elas são importantes e o quanto elas valem muito”, afirmou.

Foto: Ivan Fuquini
Além do momento com a primeira-dama paranaense, as participantes do segundo Encontro Mulheres do Agro também participaram, ao longo do dia, de palestras com representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), do Sistema Faep e do Sebrae.