Aciap projeta aumento de até 15% no faturamento de lojistas. Como forma de incentivo, a associação comercial vai promover uma ação especial para a data em parceria com a Prefeitura Municipal
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
O mês de maio se apresenta como uma grande esperança de faturamento para os lojistas em razão da celebração de uma importante data comemorativa. Considerado um “segundo Natal”, o Dia das Mães é uma das épocas do ano em que o comércio vê as vendas aumentarem consideravelmente.
Margareth Pereira Jandre, consultora comercial da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), diz que a expectativa para este ano é alta, com projeção de aumento de até 15% no faturamento dos lojistas em relação ao ano passado.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
O número é baseado na tendência de crescimento registrada ano a ano pelo comércio da cidade. Em 2023, o aumento nas vendas, se comparado a 2022, foi de 12,4%. Em 2024, os números cresceram ainda mais: 14% de aumento em relação ao ano anterior.
A boa resposta pode ser atribuída a diversos fatores. Entre eles estão as estratégias e promoções desenvolvidas pelos lojistas para atrair novos públicos. “O comércio local tem investido em produtos e atrativos para esta data especial”, reforça Margareth.

Foto: Ivan Fuquini
Expectativa – Confirmando a hipótese, Josiane Neves Batista, gerente de uma franquia de vestuário, explica que a empresa aproveita a visita de homens em busca de presentes para apresentar produtos a esse público que, costumeiramente, não frequenta a loja. “Normalmente, o filho ou o pai vem para comprar e trazer esse homem para dentro da loja é muito importante. A gente pensa no presente [para a mãe] e também em vender para esse pai”, revela.
Outra tática é apostar na venda de “combos” de produtos, pensando em elevar o valor gasto pelo cliente. Segundo Josiane, a loja dá desconto ao consumidor que comprar mais de uma peça. “A gente também está com uma promoção bacana que a partir de um valor X você ganha um lenço. A gente pensou em tudo isso na intenção de aumentar o nosso ticket médio”, afirma a gerente.
A empresária Kelli Cristina Marques, proprietária de uma loja de cosméticos, concorda que os kits de produtos conquistam mais os clientes e são uma boa técnica para os comerciantes. Mas, além disso, vale pensar na experiência que o cliente terá com o item adquirido, detalhe que também atrai o consumidor. “As embalagens bonitas, caixas de presente, tudo isso agrega bastante”, acredita.

Foto: Ivan Fuquini
Preparativos já começaram – A 11 dias da data, parte dos lojistas de Paranavaí já está totalmente preparada para começar a receber os clientes que vão agradar uma mulher neste Dia das Mães. Mas, apesar de os consumidores começarem a pensar agora nos presentes, os preparativos começaram muito antes.
De acordo com Josiane, a organização se iniciou semanas atrás com as compras que vão reforçar o estoque. O clima da região, segundo ela, também força a empresa a pensar em proporcionar opções para diferentes estações e, consequentemente, diferentes preços.
Kelli também antecipa o planejamento para a data para que consiga atender bem às centenas de clientes que devem visitar a loja nos próximos dias. A empresária explica que o maior movimento é esperado para o sábado que antecede a data. Contudo, a loja já está preparada antes mesmo do fim de abril.
“A gente está com a equipe reforçada, com as meninas bem treinadas, a loja totalmente abastecida, confiantes do crescimento”, diz. Segundo a proprietária, a loja está há quase seis anos na cidade e, em todos, o objetivo em relação ao Dia das Mães foi alcançado. “Nunca me decepcionei com essa data”, afirma.

Foto: Ivan Fuquini
Reforço – Como forma de incentivo e apoio aos lojistas, neste ano, a Aciap vai desenvolver uma ação especial de Dia das Mães em parceria com a Prefeitura de Paranavaí. No próximo dia 10, das 10h às 13h, a associação comercial fará sorteio de brindes no pátio da prefeitura.
O comércio da cidade também vai abrir em horário especial antes da data. No dia 9, sexta-feira, as lojas funcionarão das 9h às 22h. E no sábado (10), das 9h às 17h.