(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O governador em exercício Darci Piana durante visita a ExpoUmuarama, oportunidade em que exaltou importância da agroindústria paranaense
Foto: Camila Tonett/Vice-Governadoria
O governador em exercício Darci Piana durante visita a ExpoUmuarama, oportunidade em que exaltou importância da agroindústria paranaense Foto: Camila Tonett/Vice-Governadoria

SAIBA MAIS

Com foco na sustentabilidade, IDR-Paraná recebe mais de 900 pessoas na ExpoParanavaí

Cerca de 900 pessoas passaram pelo estande do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (DR-Paraná) durante a 51ª ExpoParanavaí, realizada na última semana e encerrada domingo (12). No espaço, pesquisadores e extensionistas do instituto promoveram seminários, workshops e debates sobre atividades agropecuárias voltadas à região Noroeste do Estado, com foco em sustentabilidade do agronegócio.

Foram 10 dias de feira com mais de R$ 40 milhões em movimentação financeira e R$ 25 milhões em volume de negócios firmados e prospectados.

As atividades no estande do Instituto foram organizadas pela Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Um dos temas foi o avanço da pesquisa para o cultivo da mandioca em solos arenosos, abordado pelo extensionista Jonez Fidalski.

Ele ressaltou a importância de o produtor adotar novas práticas de sustentabilidade para o plantio na região Noroeste. “Precisamos ajustar as práticas que envolvem o plantio em sistemas de preparo com menor intensidade de revolvimento sobre a palhada, para conservar o solo, sem comprometer a produtividade das raízes”, explicou.

 

A agropecuária com baixa emissão de carbono também foi assunto de debate. Um seminário sobre o tema apresentou diretrizes técnicas para a produção da Carne Baixo Carbono (CBC) em pastagens tropicais e, também, sobre o uso do Sistema Integrado de Produção Agropecuária (SIPA) e a Integração Lavoura Pecuária (ILPF). Estes sistemas são práticas de manejo e uso de insumos e contribuem tanto para mitigar emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono, como para aumentar a sustentabilidade e a rentabilidade das atividades agropecuárias.

VISITA DO GOVERNADOR – O governador em exercício Darci Piana visitou a feira e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado para expandir a comercialização de produtos paranaenses de diversos segmentos para outros países. Ele ainda ressaltou que iniciativas como a ExpoParanavaí tornam o setor mais produtivos, devido às possibilidades de negociações entre produtores e compradores.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

 

Compartilhe: