A Guarda Mirim de Paranavaí realizou nesta quarta-feira (21) a cerimônia de formalização da parceria firmada com o Governo do Paraná para captação de recursos para investimentos. A solenidade com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, marcou a execução do projeto “Novos Horizontes”, que possibilitou que melhorias fossem feitas na sede da entidade.
De acordo com o presidente da Guarda Mirim de Paranavaí, José Rigoni Filho, o edital de transferência de recursos foi liberado pelo governo estadual no ano passado. A iniciativa ocorreu por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família com recursos do Fundo da Infância e Adolescência, que é gerido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
No total, a associação recebeu aproximadamente R$ 67 mil e conseguiu realizar a troca de janelas e renovar a pintura de todo o prédio da sede. “Esse projeto visa melhorar o ambiente, as nossas instalações, para que possamos propiciar aos nossos adolescentes um ambiente mais agradável, que seja mais gostoso de conviver”, disse o presidente.
A coordenadora da Guarda Mirim, Beth Elói, reforçou que o principal objetivo era estimular a participação e frequência dos adolescentes. “Nós procuramos deixar um ambiente agradável, para que, quando o adolescente chegar, que ele se sinta bem, acolhido”, acrescentou.
Secretário
Para o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, projetos como esse estendem o alcance dos trabalhos da secretaria e colaboram ainda mais com a assistência à população. “É muito importante essa descentralização e esse aporte de recursos para entidades do terceiro setor, que fazem um trabalho de excelência em prol, no caso da Guarda Mirim, de adolescentes. O governo vê com bons olhos o terceiro setor e as atividades como a desenvolvida pela Guarda Mirim”, afirma.
Atualmente, a Guarda Mirim de Paranavaí atende 170 adolescentes, preparando-os para ingressarem no mercado de trabalho. Além disso, a entidade tem mais 216 aprendizes já trabalhando em 88 empresas parceiras.