O Governo do Paraná prevê entregar 250 quilômetros de obras rodoviárias em 2022, com a conclusão de 26 projetos em diversas regiões. Ao todo, os investimentos somam R$ 1,1 bilhão e vêm de diversas fontes, incluindo valores do Tesouro do Estado, do programa Avança Paraná, que conta com recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, e do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da parceria com a Itaipu Binacional e o governo federal.
O pacote de obras executado pelo Departamento de Rodagens do Paraná (DER/PR) e que será finalizado neste ano inclui 45 quilômetros de rodovias estaduais, a implantação de 54 quilômetro de terceiras faixas, contornos rodoviários, revitalização e readequação de trechos perigosos nas estradas, além da construção de viadutos, pontes e trincheiras. Centenas de outras obras de conservação, manutenção, duplicação e pavimentação em todo o Estado seguem em andamento e não entraram nesse levantamento porque são rotineiras ou serão entregues a partir de 2023.
“Graças a um planejamento que fizemos na alocação de recursos e na elaboração de projetos, o Paraná inteiro está em obras”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Assumimos o compromisso de resolver gargalos logísticos que perduravam há muito tempo. Com a conclusão dessas obras, melhoramos a trafegabilidade e escoamento da rica produção paranaense e trazemos mais segurança aos motoristas”.
Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Estado conta hoje com um dos maiores projetos de infraestrutura do País. “Temos um volume expressivo de obras, que inclui a recuperação de rodovias importantes, temos projetos históricos que eram aguardados há décadas e que atendem todas as regiões”, diz. “Estamos com o cronograma em dia e, em alguns casos, antecipando a entrega para que a população possa usufruir o quanto antes”.
Emblemáticas – Somando os recursos próprios e financiados pelo Governo do Estado, cerca de R$ 634 milhões estão sendo investidos para tirar obras emblemáticas do papel, que há muito tempo eram esperadas pelos paranaenses. Uma das principais é a revitalização da PRC-280, na região Sudoeste, a primeira rodovia estadual que terá pavimento de concreto, com aplicação da técnica chamada de whitetopping.
Na região Noroeste, a continuidade das obras de duplicação da PR-323 garante mais segurança aos motoristas. Principal artéria rodoviária da região, a rodovia é um dos principais acessos do Paraná com o Mato Grosso e o Paraguai e é um dos maiores gargalos logísticos do Estado.
Para resolver esse problema, as intervenções acontecem ao longo de três trechos, que somam 31,5 quilômetros. O primeiro é entre Paiçandu e Doutor Camargo, depois entre Doutor Camargo e o Rio Ivaí e a última no perímetro urbano de Umuarama, no Trevo do Gauchão. Também estão sendo implantados 23,9 quilômetros de terceiras faixas entre Doutor Camargo e Iporã.
Da parceria com a Itaipu são mais R$ 453,4 milhões, que viabilizam a construção da Ponte de Integração Brasil-Paraguai, a segunda sobre o Rio Paraná em Foz do Iguaçu; a duplicação de um trecho da BR-277, em Cascavel; e a pavimentação de 47 quilômetros da histórica Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste.
Os três trechos de duplicação da PR-323, na região Noroeste, serão finalizados neste ano. O primeiro deles é um de 20,7 quilômetros, entre Paiçandu e Doutor Camargo, continuação da primeira parte da obra, entregue em fevereiro do ano passado. O investimento é de R$ 90,7 milhões, fruto da parceria com o BID.
Outra frente de obra da PR-323 dá continuidade ao último trecho duplicado, seguindo de Doutor Camargo até o encontro com o Rio Ivaí. A extensão, nesta parte, é de 6,3 quilômetros e o investimento é de cerca de R$ 38,3 milhões, também financiado pelo BID.
O terceiro trecho de duplicação da rodovia compreende o perímetro urbano de Umuarama e recebe investimento de R$ 59,3 milhões. A obra no chamado Trevo Gauchão inclui a construção de duas interseções em nível e a duplicação de um trecho de 4,5 quilômetros da PR-323, no entroncamento com a PR-468, que dá acesso a Mariluz.
Em trechos da PR-323 que não contarão com pistas duplas, o Governo do Estado faz a implantação de terceiras faixas para aumentar a capacidade de tráfego e garantir mais segurança aos motoristas. Ao todo, são quase 24 quilômetros de faixa adicional, que recebem R$ 59,4 milhões de investimento do programa Avança Paraná, financiado pela Caixa e o Banco do Brasil.
Executada a partir do convênio com a Itaipu, Estrada Boiadeira (BR-487) recebe investimento de R$ 223,8 milhões para a revitalização de um trecho de 46 quilômetros entre Icaraíma e Umuarama. A obra foi dividida em três lotes e maior parte dos trabalhos é na pavimentação do trecho, reduzindo os custos logísticos de produção e facilitando a ligação com o Mato Grosso do Sul.