(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

INICIATIVA

Com novo tema, Caravana Paraná Unido pelas Mulheres terá segunda edição em 2024

O Governo do Estado inicia na próxima terça-feira (27) a segunda temporada da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. A iniciativa do Executivo Estadual, a partir da articulação conjunta com as prefeituras, é coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

O lançamento será em Curitiba, no II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres, que reunirá gestores e técnicos dos municípios. Nesta nova jornada pelo Paraná, a Caravana vai trabalhar com o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”.

A novidade deste ano é o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná, que deverá ser instalado em março deste ano. A força-tarefa no combate à violência contra esse público une seis secretarias de Estado. Esse grupo terá a missão de unir saberes, compartilhar conhecimentos para o aprimoramento dos serviços existentes e de implementação de novos programas e ações que visem o combate à violência à mulher e a impunidade do agressor.

A secretária Leandre Dal Ponte destaca a continuidade no programa de Estado para a equidade de gênero e os avanços obtidos na primeira edição da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres.

“Os números da primeira temporada falam por si só. Em 2023, colhemos os frutos com aumento de 141% no número de municípios com organismos de políticas para mulheres, registramos alta de 114% no número de Conselhos Municipais e o crescimento de 81% nos municípios com Fundo Municipal”, explica.

A coordenadora do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Renata Ceschin Melfi de Macedo, afirma que, historicamente, a desigualdade de gênero traz consequências graves para as relações sociais.

“O evento visa trazer à tona discussões importantes sobre como alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas a partir de ações concretas que envolvem políticas públicas e a interação entre as esferas da política e sociedade civil”, diz.

Na primeira edição, realizada em 2023, dez cidades, de todas as regiões do Paraná, receberam o programa: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Santo Antônio da Platina, Irati, Maringá, Arapongas, Guarapuava, Campo Mourão e Ponta Grossa. Os eventos reuniram mais de 3 mil representantes de 281 municípios para debate e diálogo sobre o tema.

Compartilhe: