A Prefeitura de Paranavaí iniciou o uso do carro fumacê para o combate à dengue. A pulverização do veneno para eliminar o mosquito transmissor da doença começou pelo Jardim Santos Dumont, região com maior índice de infestação pelo Aedes aegypti.
Em boletim divulgado na tarde de ontem a Secretaria de Saúde confirmou 694 casos positivos de dengue desde 1º de agosto de 2021, com 39 registros ainda considerados suspeitos, ou seja, aguardando resultados dos exames. Nenhuma morte foi confirmada até agora.
Assessor da Vigilância em Combate a Endemias, Tiago Dias de Almeida destaca: “Daremos prioridade a passar com o fumacê nas regiões com maior número de pessoas doentes. Essa estratégia vem nos auxiliar no combate à dengue e vai servir para conter a circulação viral”.
A pulverização do veneno só atinge o mosquito alado, portanto, o pedido é que os moradores continuem cuidando dos quintais e não deixem água parada. Almeida continuou: “É essencial que se mantenham as janelas e portas abertas enquanto o carro fumacê estiver passando”.
A Vigilância em Saúde informa que o fumacê vai passar sempre no começo da manhã e no fim da tarde nas localidades mapeadas pelo município. As recomendações são: não ficar na direção do jato de fumaça, cobrir ou guardar alimentos que estiverem expostos e proteger os animais, limpando os utensílios de comida e bebida após duas horas.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí.