(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Até esta terça-feira, a menor temperatura de 2025 havia sido 5,2°C no dia 30 de maio
Até esta terça-feira, a menor temperatura de 2025 havia sido 5,2°C no dia 30 de maio

RECORDE

Com sensação térmica negativa, Paranavaí registra menor temperatura do ano nesta terça-feira

Após apenas quatro dias do início do inverno, a onda de frio trazida pela nova estação fez Paranavaí registrar a menor temperatura do ano até agora. Quem acordou cedo nesta terça-feira (24) sentiu na pele o frio intenso que atingiu a cidade, até mesmo com sensação térmica negativa. 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o município registrou mínima de 2,7°C às 7h30. A sensação térmica, no entanto, ficou ainda mais baixa, abaixo de zero: -1.3°C registrado às 7h. 

Foto: Ivan Fuquini

Os números fazem este 24 de junho ser considerado o dia mais frio do ano em Paranavaí até agora. Até então, a menor temperatura de 2025 havia sido 5,2°C no dia 30 de maio. 

Contudo, apesar de muito baixa, a marca não é a temperatura mais baixa já registrada na história recente do município. Segundo o Simepar, em 29 de julho de 2021, os termômetros marcaram 0.0°C em Paranavaí. O valor entrou para a história por ser a menor temperatura já registrada na cidade desde o início da operação da estação do Simepar em Paranavaí, em 1997. 

Geou?

Conforme previsão do Simepar, as condições climáticas estavam propícias para a formação de geada e havia possibilidade para tal. O instituto meteorológico, porém, não confirma a ocorrência do fenômeno na cidade, contudo, há registros de formação de gelo sobre carros em ao menos um ponto da cidade. 

Imagens enviadas à reportagem do Diário do Noroeste mostram a fina camada de gelo que se formou sobre um carro na manhã desta terça. O registro foi feito por uma moradora da Vila Yara. 

Recorde de frio pelo Paraná

15 estações do Simepar e mais quatro do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram temperaturas negativas no Paraná no amanhecer desta terça-feira. Das 48 estações do Simepar, 43 atingiram a menor temperatura de 2025 até o momento, e em 41 delas a sensação térmica foi negativa. 

As temperaturas mínimas começaram a aparecer no fim de segunda-feira. Ao invés de serem no amanhecer, foram no último horário, às 23h45. Cruzeiro do Iguaçu (6,4°C), Foz do Iguaçu (3,2°C), Laranjeiras do Sul (2°C), distrito de Horizonte em Palmas (-1,7°C), Pato Branco (0,9°C) e Candói (5°C) chegaram a atingir as menores temperaturas de 2025 até aquele momento.

A menor temperatura de todas foi no distrito de Horizonte, em Palmas, que registrou -5,2°C. Três cidades tiveram a menor temperatura desde a instalação das estações meteorológicas do Simepar no local: Laranjeiras do Sul registrou -2°C (a mais baixa desde 2018), e Santa Maria do Oeste e Candói, que tiveram as medições iniciadas em 2023, registraram -1,6°C e 2,2°C, respectivamente. A temperatura mínima mais alta foi em Paranaguá, com 10,1°C. 

Todas as estações do Simepar, com exceção de Cambará, Cerro Azul, Guaratuba, Guaraqueçaba, e Santo Antônio da Platina, registraram a menor temperatura de 2025 até o momento nesta terça-feira, superando a onda de frio anterior, que ocorreu entre 29 e 30 de maio, e as marcas da noite de segunda-feira. 

Vem mais frio por aí?

Nesta terça-feira o sol predomina no Estado, porém as temperaturas não devem subir. Segundo o Simepar, em Paranavaí, a temperatura máxima prevista é de apenas 12°C. 

“Já para a quarta-feira (25), a presença desta massa de ar polar se mantém sobre o estado, mantendo o tempo estável, com o sol predominando, porém, devemos ter novamente um amanhecer bastante gelado em todo o estado, com temperaturas negativas sendo registradas em diversos municípios, novamente na metade sul do estado”, afirma Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

Em Paranavaí, a mínima deverá ser de 4°C e há possibilidade de geada. À tarde, com a presença do sol, esquenta um pouco mais, e a máxima pode chegar aos 17°C. 

Foto: Ivan Fuquini

A partir de quinta-feira (26), as temperaturas voltam a se elevar na cidade. Nesse dia, a mínima será de 14°C e a máxima, de 24°C. Também haverá o retorno da instabilidade. De acordo com o Simepar, são previstos aproximadamente 18 milímetros de chuva para Paranavaí. 

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: